Campanha do CCS/UFPB incentiva doação de sangue para o HU

Tem a finalidade de renovar o estoque do banco de sangue do Hospital Universitário Lauro Wanderley; as doações ocorrem nos dias 14 e 15 de agosto

O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB), no Campus de João Pessoa, realizará o evento “Juventude CCS Solidário” – Banco de Sangue do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) com o objetivo de promover captação de sangue a fim de renovar o estoque da unidade hospitalar.

As doações de sangue ocorrerão das 8h às 16h30, nos dias 14 e 15 de agosto, em comemoração ao Dia da Juventude (celebrado no dia 12 de agosto), na Unidade Móvel do Hemocentro da Paraíba que estará no estacionamento próximo à direção do CCS. A atividade será realizada através da sensibilização dos professores, estudantes e funcionários (extensivo à toda a UFPB).

Participam da realização do evento a Assessoria de Comunicação, Organização e Eventos, a Assessoria de Graduação e a Assessoria de Promoção e Assistência Estudantil, além dos Centros Acadêmicos do CCS.

Quem pode doar sangue?

Homens e mulheres com idade entre 18 completos e 65 anos 11 meses e 29 dias.

Peso: acima de 50 Kg, e gozar de boa saúde.

Para doar sangue o que é preciso?

Documento: Ao apresentar-se para doação, o doador deverá apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

Não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas.

Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis, Gonorreia, AIDS, etc.

Para proteger a saúde é importante:

Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação.

Obedecer o prazo de doação: 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres.

Não estar grávida ou amamentando.

Não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.

Mais informações com as professoras Hannah Verheul ou Marize Rosa da Assessoria de Comunicação, Organização e Eventos do CCS pelo telefone (83) 3216-7374.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCS