Codisma realiza rodas de conversação com intercambistas

Em parceria com organização internacional, Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba trará jovens estrangeiros para conversações em inglês e espanhol

A Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba (Codisma) realiza em parceria com a AIESEC -  rede global que atua por meio de intercâmbios e experiência de liderança, rodas de conversação com pessoas nativas de outros países. O projeto intitulado TALK, tem por objetivo proporcionar o aprendizado de novas línguas a um baixo custo, trazendo jovens oriundos dos mais diversos países que promovem debates sobre assuntos globais.

O TALK será realizado em quatro escolas de idiomas da grande João Pessoa, na Codisma as rodas de conversação realizam-se até 9 de setembro contabilizando 5 semanas de aula, com uma aula semanal, tendo duração de 2 horas-aula.

A conversação em inglês acontece todas as terças e quartas-feiras, sendo uma turma na terça e outra turma na quarta. Na terça-feira o TALK realiza-se das 9h às 11h e na quarta-feira das 15h30 as 17h30. Já a conversação em espanhol ocorre todas as quintas-feiras, das 9h às 11h.

Durante o projeto, os intercambistas convidados falam somente no idioma da roda de conversação e abordam os seguintes temas: sustentabilidade, mídia, direitos humanos, drogas e desigualdade social.

Qualquer pessoa pode participar do TALK, basta se inscrever e pagar uma taxa que será revertida no pagamento das despesas com os intercambistas. Alunos da Codisma têm desconto no pagamento e todos os participantes do projeto receberão certificados ao fim do mesmo.

A AIESEC

A AIESEC é uma rede global formada por universitários e recém graduados. Foi fundada por estudantes de sete países europeus com o propósito de promover o intercâmbio de técnicas administrativas e de recursos humanos, que pudessem reconstruir a economia e romper barreiras entre pessoas e culturas. É uma organização, sem fins lucrativos, formada por jovens entre 18 e 30 anos. Atua em mais de 113 países e territórios, possui mais de 86.000 membros espalhados pelo mundo e no Brasil está presente em 21 estados.

AIESEC internacional tem parceria com mais de 2.400 universidades, 8.000 organizações parceiras e já realizou mais de 257.079 intercâmbios. Chegou ao Brasil em 1970, com a abertura dos comitês locais de Porto Alegre (UFRGS) e São Paulo (FGV), realizando oito intercâmbios no seu primeiro ano.

A organização chegou a João Pessoa em abril de 2012 como iniciativa de expansão da rede AIESEC no Brasil, com o respaldo do escritório mais próximo, AIESEC Recife. Atualmente tem 31 membros, uma intercambista na Argentina e 14 intercambistas realizando trabalhos voluntários nas ONG’s e escolas de idioma de João Pessoa.

A parceria

A parceria com a Codisma vem de encontro à missão da AIESEC de mudar o mundo, uma pessoa de cada vez, através do trabalho na organização e através dos intercâmbios voluntários e profissionais. Já para a Codisma esta é uma oportunidade de proporcionar aos estudantes dos Cursos de Idiomas o contato com pessoas nativas de países que falam os idiomas ministrados na Cooperativa.

Mais informações sobre as inscrições nas rodas de conversação podem ser adquiridas na Codisma, localizada no Bloco B da Central de Aulas, no horário de funcionamento, das 8h às 17h (de segunda a sexta-feira); pelos telefones: (83) 3244-2161/ 8820-2095/ 8714-5614/ 9933-2246; enviando e-mail para  codismapb@gmail.com ou codisma_pb@hotmail.com; interagindo nas redes sociais, curtindo nossa página no Facebook: www.facebook.com/PortalCodisma e seguindo no Twitter:@codismapb.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Codisma