CNPq abre inscrições para o Prêmio Destaque ICT 2013

Podem participar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica; as inscrições podem ser feitas até 30 de agosto; o valor da bolsa pode chegar a R$ 42 mil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2013 (ICT), para as categorias de Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica, como também o de Mérito Institucional. Os candidatos podem ganhar até R$ 42 mil, além de participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e bolsas de mestrados.  As inscrições são abertas e podem ser feitas pelo endereço http://destaqueict.cnpq.br/pdf/ficha_inscricao.pdf.

Para participar, é preciso ser bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) ou de Iniciação Científica de quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade (2013-2014). Não poderão se candidatar os bolsistas que encerrarão suas bolsas em 2013 ou ex-bolsistas de anos anteriores.

Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, o candidato precisa apresentar ficha de inscrição preenchida, relatório final, com um máximo de 20 páginas, histórico escolar, carta de recomendação do orientador sobre o perfil e atuação do bolsista e currículo atualizado na Plataforma Lattes. As inscrições das instituições do Pibic, na categoria Mérito Institucional, serão automáticas, desde que apresentem bolsistas do Pibic ou oriundos de quota do pesquisador inscritos na categoria Bolsista de Iniciação Científica.

As inscrições devem ser individuais e encaminhadas pelos bolsistas às instituições de ensino e pesquisa, por meio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, coordenações do PIBIC, ou órgãos similares. O resultado será anunciado pelo CNPq até 29 de novembro de 2013, no endereço www.destaqueict.cnpq.br. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada na Reunião Anual da SBPC 2014, em local a ser divulgado.

Destaque ICT

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivos premiar bolsistas do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Pibic que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa. O projeto é uma parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O regulamento pode ser conferido na página do Prêmio Destaque ICT 2013 http://destaqueict.cnpq.br/index.html

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)