Professor da PUC/SP participa da 1ª Semana de Jornalismo

Leonardo Sakamoto estará neste evento promovido pela Coordenação do Curso e pelo Centro Acadêmico de Jornalismo, desta quarta-feira (14) até sexta-feira (16)

O colunista do portal UOL e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Leonardo Sakamoto será o convidado especial da I Semana de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento acontece desta quarta-feira (14) até sexta-feira (16), com realização da Coordenação do Curso de Jornalismo da UFPB e do Centro Acadêmico de Jornalismo, Gestão Idealize e terá entrada franca.

O evento objetiva interagir o corpo discente, docente, academia e mercado. Sendo assim, o encontro contemplará apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, mesas-redondas e abrirá espaço para discussões que fazem parte do dia a dia do jornalismo brasileiro.

Para a coordenadora do Curso de Jornalismo, Zulmira Nóbrega, a I Semana de Jornalismo além de promover a interação e integração do mercado de trabalho com a academia, tem como objetivo plantar a semente da pesquisa jornalística. “A Semana será uma vitrine de trabalhos para que se tenha o conhecimento e reconhecimento das pesquisas atuais, dentro da área da comunicação, na UPFB, e consequentemente funciona como estímulo aos alunos na produção de artigos, para concretizar a relevância das pesquisas em comunicação da Universidade”, explana.

Nesta quinta-feira (15), às 10h, no auditório 412 do Centro de Educação da UFPB, Sakamoto ministrará palestra acerca do tema do evento “O papel do jornalismo no movimento #AcordaBrasil”, aprofundando os conhecimentos sobre as manifestações que acontecem desde o mês de junho em todo país.

Além do jornalista paulista Leonardo Sakamoto, participarão do encontro professores da UFPB; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); o presidente do Sindicato de Jornalistas da Paraíba, Rafael Freire; a jornalista da rede Paraíba de Comunicação, Roberta Matias; os jornalistas do Coletivo COMJunto, Dalmo Oliveira e Alexandre Santos; e a pesquisadora de mídia, Jonara Medeiros.

A Semana contará com cinco Grupos de Trabalhos - Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos; Jornalismo e Convergências; Cobertura jornalística, cibercultura e política; o Conhecimento do Jornalismo: Teoria, Prática e Pesquisa; e Jornalismo Sindical, popular e alternativo - e mesas-redondas.

Segundo a coordenadora geral do Centro Acadêmico de Jornalismo, Flora Fernandes, a Semana irá contemplar transversalidades, dinamismos e complexidades da temática. “Durante as manifestações recentes no país o papel do jornalismo na sociedade foi questionado. Coberturas parciais e equivocadas dos meios de comunicação tradicionais fizeram integrantes da ação assumiram o papel de comunicadores compartilhando informações, fotos, vídeos e opiniões nas redes sociais”, explica.

Contatos pelo correio eletrônico: CAjornalismoufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria