Consepe aprova Nota de Repúdio contra agressão sofrida pela Reitora

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB (Consepe) se reuniu na manhã de ontem e, ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos após a reunião que discutiu as soluções para a greve do Campus IV, aprovou a Nota de Repudio abaixo.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em reunião ordinária no dia 19/08/2013 se posiciona acerca dos seguintes fatos:

1. Privatização do Espaço Público em que determinados participantes do movimento de greve, iniciado dia 09 de julho no Campus IV Mamanguape Rio Tinto, ocuparam o prédio da Direção de Centro, no município de Rio Tinto e fecharam as entradas da universidade, impedindo a realização de aulas da Graduação.

2. Agressão física e moral contra a Magnífica Reitora Margareth Melo Diniz, ocorrida no dia 16/08/2013, quando a mesma saía da garagem da Reitoria, no veículo oficial da instituição.

Diante dos fatos o Consepe discute os ocorridos e entende que:

As reivindicações dos estudantes, acerca do funcionamento do Restaurante e Residência Universitária, são válidas, mas não lhes dão o direito de privatização do espaço público, impedindo o acesso de discentes e docentes no interior do Centro Universitário para o cumprimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assim, considera o ato dos estudantes uma subversão à democracia que se pauta pelos princípios do direito de todos e todas, ao diálogo e participação. O Conselho reconhece o direito de greve como exercício político e uma forma legítima da garantia dos direitos, mas não partilha da desordem que alguns estudantes causam às atividades deste Campus e repudia qualquer forma de agressão física e/ou moral que possa ferir o respeito à dignidade e função do servidor público desta instituição.

No caso da Magnífica, o ato é considerado um desrespeito à pessoa e à hierarquia universitária, ferindo a autonomia da Universidade Pública Brasileira.

Nesses termos, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão desta Universidade, como órgão representativo institucional, repudia qualquer ato desordeiro que venha causar danos físicos e/ou morais ao patrimônio público e a servidores desta Universidade.

Consepe UFPB

Para acessar a Nota Oficial da UFPB sobre a greve no Campus IV clique AQUI.

Ascom Reitoria