Nipam promove eventos para ampliar discussões acadêmicas

Atividades começam na próxima terça (27), com Seminário sobre Metodologia da Pesquisa Feminista; palestrantes são professoras da Universidade de Barcelona

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (Nipam), órgão ligado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferece uma agenda repleta de atividades para o final deste mês e início de setembro, deste ano. São três eventos, que têm como objetivo ampliar as discussões acadêmicas.

O primeiro deles é o Seminário sobre Metodologia da Pesquisa Feminista, que vai ser realizado no dia 27 de agosto, das 9h às 12h, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Educação, campus I, em João Pessoa. O evento busca dar visibilidade ao feminismo enquanto projeto teórico-epistemológico e político e suas possíveis articulações com a pesquisa acadêmica, tendo como público alvo docentes e discentes que trabalhem com as questões feministas, relações de gênero e temáticas afins.

A inscrição para o seminário é gratuita, porém obrigatória, podendo ser feita através de formulário disponível na fanpage do "NIPAM UFPB" ou pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1xwmtM-3PgUUnyI0Pj0Ly7tmTH0bWmSSzcMfY0_hzSFc/viewform. Como palestrantes, participam as professoras Alejandra Montané e Trinidad Donoso, da Universidade de Barcelona, na Espanha.

O segundo evento é o Fórum Universitário, cuja temática será “Questões de Gênero na Educação Superior”, que será realizado no dia 28 de agosto, às 19h, no auditório 212, também no CE. A professora Alejandra Montané da Universidade de Barcelona, na Espanha, será a conferencista. O Fórum Universitário tem como objetivo promover debates em diferentes áreas do conhecimento científico, tecnológico, cultural, político, educacional, saúde, programando eventos que contribuam para isso.

Já no dia 3 de setembro, das 9h às 12h, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Educação, vai ser promovido o Seminário sobre o Método Biográfico Narrativo. Ele é aberto ao público em geral e será ministrado pelas professoras Alejandra Montané e Trinidad Donoso.

Nipam

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero foi criado pela Resolução Nº 10 de 2003 do Consuni, desde 1998. Em 2008, ele incorporou pesquisadoras interessadas em questões étnico-raciais, assumindo a interseccionalidade no enfoque das desigualdades.

A experiência da UFPB em estudos, pesquisa e extensão na área de gênero e diversidade se encontra consolidada através do Nipam, que vem acompanhando as políticas públicas com foco em gênero e diversidade. O Núcleo conta com uma equipe interdisciplinar e já desenvolveu diversos projetos de pesquisa, de intervenção cultural (em Rádio), produção de material didático (cartilhas, vídeos educativos), promoção de eventos científicos e prestação de serviços de assessoria.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria