PET- Farmácia promove Seminário de Nutrição Parenteral no CCS/UFPB

O Programa de Educação Tutorial do Departamento de Ciências Farmacêuticas (PET- Farmácia) promove dia 30 deste mês Seminário de Nutrição Parenteral, que será realizado no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus I da UFPB.

O seminário acontece nos períodos da manhã e tarde com intervalo para almoço, e será ministrado com a presença de quatro palestrantes, conforme programação abaixo:

MANHÃ

8h30 – 10h00 - Introdução à Nutrição Parenteral

Palestrante:Ritta Vilar (Farmacêutica do Hospital Cândida Vargas)

INTERVALO 10h00 – 10h30

10h30 – 12h00 - Prescrição, indicações dos tipos de terapia e contraindicações da Nutrição Parenteral

Palestrante: Dra. Daniele Rabelo (Médica e farmacêutica do Hospital Universitário Lauro          Wanderley)

INTERVALO PARA ALMOÇO

TARDE

14h00 – 15h30 – Atribuições da Enfermagem na Nutrição Parenteral

Palestrante: Ana Paula Marques (Enfermeira do Hospital Universitário Lauro Wanderley)

15h30 – 17h00 - Atribuições do profissional farmacêutico na Nutrição Parenteral Palestrante: Tereza Raquel de Medeiros (Farmacêutica da UNIMED)

Nutrição Parenteral

Se refere a nutrição feita por uma via diferente da gastro-intestinal. A nutrição parenteral pode servir para complementar (parcial) ou para substituir completamente (total) a alimentação normal, pela via enteral. Consiste basicamente de uma solução ou emulsão preparada para estar em equilíbrio com as demandas do organismo de nutrientes como carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone do PET-Farmácia 3216-7307.

Ascom – Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo - estagiária)