Aluno da UFPB recebe homenagem em Encontro de Biologia

Jocelmo Araújo Leite, do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, do CCS, foi agraciado na XXVIII Reunião do FESBE

O estudante de doutorado Jocelmo Cássio de Araújo Leite, do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, foi agraciado com menção honrosa na XXVIII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE).

A Reunião ocorreu recentemente, na cidade de Caxambu (MG), e teve a participação de centenas de estudantes, além de dezenas de pesquisadores nacionais e internacionais, sendo considerado um dos eventos científicos nacionais de maior visibilidade na área de Biologia Experimental.

Jocelmo Cássio de Araújo Leite desenvolve estudos sobre o envolvimento de proteínas de membrana, conhecidas como transportadores ABC, na proteção de gametas e células embrionárias contra efeitos nocivos de radiações ultravioleta, sob a orientação do professor Luis Fernando Marques-Santos e coorientação do professor José Pinto de Siqueira-Júnior, ambos docentes do Departamento de Biologia Molecular (DBM), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

A menção honrosa foi recebida pela apresentação do trabalho intitulado "*ABCB1 and ABCC1 transporters protect sea urchin embryogenesis against UVB injurious effects*", onde o estudante investiga a atividade de proteínas envolvidas no fenômeno de resistência a múltiplas drogas e o efeito de radiações ultravioleta B, durante a embriogênese de ouriços-do-mar.

O objetivo principal do estudo é entender os mecanismos moleculares e celulares que controlam a expressão destas proteínas nos mais diversos tipos celulares, bem com a sua relação com diferentes processos celulares e o seu papel protetor contra estresses ambientais. Tais proteínas também são encontradas em seres humanos e são responsáveis pelo insucesso do tratamento quimioterápico de diversos tipos de tumores, sendo alvo de estudos científicos desde a década de 1970.

Saiba mais na página: www.labid.comze.com; telefone: (83) 3216-7646.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria