Reitora e Governador do Estado lançam Promeb e selo comemorativo na UFPB

A Reitora Margareth Diniz e o Governador do Estado, Ricardo Vieira Coutinho, lançaram oficialmente na manhã desta segunda-feira(2)o Programa de Melhoria da Educação Básica (Promeb). O evento ocorreu no Auditório da Reitoria e contou com a presença de diversos Pró-Reitores, do Chefe da Casa Civil do Governo, Lúcio Flávio, a Secretário de Educação do Estado, Márcia Lucena, e do deputado João Gonçalves, representando a Assembléia Legislativa da Paraíba.

No lançamento do Promeb, a Pró-Reitora de Graduação, Ariane Sá, falou acerca do mesmo abordando desde a composição de quando ainda era um projeto até se tornar um Programa de Melhoria da Educação Básica, pontuando o quanto a parceria entre a Universidade e o Estado é importante e que o intuito da UFPB é integralizar com as demais instituições públicas de ensino superior do Estado, ampliando ainda mais o alcance do programa.

A secretária de educação do estado, Márcia Lucena, por sua vez, falou da importância do programa e o quanto ele beneficiará a rede pública de ensino e sua relevância aos alunos e professores da rede estadual. A secretária também comentou sobre a implementação do Universidade Participativa, proposta pelo professor Gustavo Tavares e aderido na gestão da professora Maragareth, e de como a secretaria de educação tem utilizado esse método para identificar e solucionar os problemas das escolas da rede estadual.

O Governador e a Reitora assinaram então o termo de cooperação em que mais de 400 alunos da UFPB atuarão como estagiários que vão dar o apoio pedagógico. Serão investidos pelo Governo do Estado R$ 1.668.304,00 à medida que o projeto for sendo desenvolvido.

Falando aos presentes, a Reitora Margareth Diniz relatou a importância de uma parceria como essa e agradeceu a presença principalmente da Escola Presidente Medice e falou do desejo de receber os alunos da escola já na graduação na UFPB. Em seguida a palavra foi concedida ao Governador que reforçou a importância do programa e da parceria com a Universidade. “Estamos unidos em favor da educação da Paraíba”, frisou o Chefe do Executivo paraibano.

Selo Comemorativo

Ainda na solenidade de assinatura do termo de cooperação, o diretor regional dos Correios, José Antônio Vasconcelos, fez o lançamento oficial do selo comemorativo em homenagem à Reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, por ser esta a primeira gestão feminina a frente da Universidade Federal da Paraíba. Durante a solenidade o Governador Ricardo Coutinho recebeu o selo, bem como o deputado João Gonçalves, a chefe de gabinete Aline Nadege Monte, pró-reitores e uma estudante representando o alunado da UFPB.

Ascom – Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo – estagiária)