UFPB avança no ranking do ensino superior no Brasil

O Ranking Universitário da Folha de São Paulo (Ruf) foi criado pelo grupo Folha de São Paulo em 2012, empregando parâmetros de Qualificação do Ensino, da Pesquisa, Inovação , Internacionalização e de Mercado de Trabalho em 30 carreiras analisadas para 192 instituições públicas e privadas do ensino superior do Brasil.

Na sua primeira versão, o Ruf colocava a Universidade Federal da Paraíba-UFPB na 26ª posição no Brasil e na 5ª entre as Universidades Federais do Nordeste, antecedida pelas UFPE, UFBA, UFC e UFRN.

No Ruf 2013, publicado nesta segunda-feira (09) pela Folha de São Paulo, a Universidade Federal da Paraíba avançou para a 4ª posição entre as Universidades Federais do Nordeste, com destaque para a variável Internacionalização, que lhe confere a posição de melhor que a 1ª e 2ª colocadas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Ceará (UFC) respectivamente. Este posicionamento demonstra a força, o interesse e a competência dos pesquisadores da UFPB, pelo impacto do número de citações de suas publicações científicas.

Os indicadores do Grupo Folha de São Paulo têm sido utilizados pelas Universidades como instrumentos para melhoria de desempenho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na relação entre investimentos e resultados.

Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ Proplan