Terapia Comunitária é tema de congresso na Paraíba

A conferência de abertura será realizada pelo criador da Terapia Comunitária Integrativa Adalberto de Paula Barreto da Universidade Federal do Ceará

Começa nesta terça-feira (17) e termina na sexta-feira (20), o VII Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária que ocorrerá simultaneamente com o IV Encontro Internacional de TCI e o II Encontro Nacional de Pesquisa em TCI, na praia de Carapibus, no município do Conde, litoral sul da Paraíba. O tema deste ano é “Fortalecer vínculos, redes e ampliar fronteiras”.

Ao longo de quatro dias, serão desenvolvidas mesas-redondas, minicursos, conferências, palestras, exposição de pôsteres e de pesquisas científicas sobre a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), vivências, rodas de conversa e apresentações culturais. “O evento é uma ótima oportunidade para promover o resgate da identidade das pessoas e comunidades através da TCI que possibilita aos participantes a oportunidade de compartilharem suas experiências cotidianas, antes que o silêncio as transforme em doenças”, informa os organizadores.

Em 2013, o congresso espera reunir na Paraíba, com o apoio do MISC/PB, centenas de participantes, entre eles terapeutas comunitários, facilitadores do resgate da autoestima, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e estudantes de nível técnico da área de saúde, agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias e mobilizadores sociais, pesquisadores e profissionais em geral.

Na UFPB

Esta tecnologia de cuidado vem sendo pesquisada pelo GEPSMEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, que tem a colaboração do MISC-PB (Movimento de Saúde Comunitária da Paraíba) e da ABRATECOM – Associação Brasileira de Terapia Comunitária, organizadores do evento.

A conferência de abertura será realizada pelo psiquiatra Adalberto de Paula Barreto da Universidade Federal do Ceará (UFC) criador da Terapia Comunitária Integrativa, que vai abordar o tema “Fortalecer vínculos, redes e ampliar fronteiras”.

Outras informações e programação do evento estão disponíveis no endereço eletrônico:  http://www.congressotcipb.com.br/.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo