Escola Brasileira de Psicanálise promove 12ª Jornada DPB

Evento, que tem como tema “O Corpo etc & tal”, acontece nesta sexta-feira e sábado (20 e 21), a partir das 9h30, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa

A Escola Brasileira de Psicanálise – Delegação Paraíba promove, nesta sexta-feira e sábado (20 e 21), a 12ª Jornada DPB, que tem como temática “O Corpo etc & tal”. O evento vai acontecer na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, a partir das 8h30. Podem participar estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área. As inscrições custam R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada).

De acordo com a organização, o simpósio tem cinco eixos temáticos, todos envolvendo o papel do corpo de forma simbólica e o seu conceito na sociedade, através da psicanálise. São eles: “O corpo na cultura”; “Nova ordem simbólica (os efeitos do corpo)”;”Saber no corpo”; “O corpo no discurso analítico”; e “Corpo, saber e segredo na infância”.

De acordo com a coordenadora da Comissão Científica, Sandra Conrado, os acontecimentos do corpo são uma das mais interessantes provocações atualmente. “Falar do corpo em psicanálise é falar do gozo, ou seja, de uma satisfação que tem no corpo seu lugar, pelo significante que em seu próprio equívoco efetiva-se à revelia do sujeito”, disse.

Informações pelo telefone (83)3578-3671.

Confira a programação:

Sexta-feira (20)

08h30 – Credenciamento

09h30 – Abertura

10h00 – Mesa 01

O corpo na cultura

Coordenação: Antonio Eunizé

11h15 – Mesa 02

Nova ordem simbólica, desordem no real: os efeitos no corpo

Coordenação: Mª Cristina Maia

15h00 – Mesa 03

Saber no corpo