Reitora recebe visita de Abelardo Jurema

O colunista social Abelardo Jurema foi recebido pela Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, em seu gabinete.

Em visita de cortesia, Abelardo falou do centenário de nascimento de seu pai que ocorrerá em fevereiro de 2014 e de sua importância na história da federalização da UFPB.

A Reitora Margareth Diniz revelou ao jornalista o desejo da universidade prestar oficialmente ao ex-Ministro uma homenagem pelo seu empenho na consolidação da instituição, e lembrou que no livro que conta os 50 anos da UFPB ele está presente e nada mais que justo ele obter uma homenagem da instituição em seu centenário.

Abelardo de Araújo Jurema

Nascido em 15 de fevereiro de 1914 na cidade de Itabaiana, se tornou advogado, mas também demonstrou sua vocação literária.

Foi diretor do Departamento de Estatística e Publicidade; procurador adjunto da República; diretor da Rádio Tabajara; professor de Literatura do Liceu Paraibano; diretor do Departamento de Educação. Entre 1957 e 1958 foi secretário do Interior e Justiça da Paraíba, foi ainda diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No Rio de Janeiro, ele teve participação ativa na federalização da UFPB, na construção de Brasília e na criação dos estados do Acre e da Guanabara. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Recebeu o título de Professor Honoris Causa da UFPB.

Abelardo Jurema chega a ocupar a importante liderança do governo Juscelino Kubitschek na Câmara dos Deputados. Reeleito deputado federal pela Paraíba em 1962, Abelardo licencia-se do mandato em junho de 1963 para assumir a pasta da Justiça do governo João Goulart.

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo-estagiária)