Os cursos de mestrado e doutorado devem começar a funcionar em 2014 e tem até um ano após a aprovação para realizar o processo de seleção
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu os resultados das propostas de quatro novos cursos de pós-graduação aprovados na 149ª reunião do Conselho Técnico Científico Superior (CTC – ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.
Os novos cursos aprovados são: Mestrado Profissional em Economia do Setor Público com nota quatro; Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis que obteve nota três; Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, também com nota quatro e finalmente o Doutorado em Ciências da Nutrição que conseguiu nota quatro.
De acordo com a aprovação da Capes, os quatro cursos de Pós-Graduação aprovados ficaram assim distribuídos: um com nível de Mestrado profissional; um de Mestrado Acadêmico; e dois de Doutorado.
Para a aprovação destes cursos foram analisados requisitos como a proposta do programa, a qualificação do corpo docente, competência científica para promoção de cursos demonstrada através de produção intelectual relevante, infraestrutura de ensino e pesquisa adequada, inserção social e outros fatores.
Os quatro novos cursos devem começar no próximo semestre, junto com outros aprovados neste ano. Segundo o professor Isac Medeiros, Pró-Reitor de Pós-Graduação, a UFPB conta atualmente com 89 cursos de Pós-Graduação, sendo sete Profissionalizantes, 49 Acadêmicos e 33 de Doutorado.
Para Isac Medeiros, essa conquista demonstra o empenho de cada um não apenas em elevar o conceito dos cursos da UFPB, mas também espelha o comprometimento com a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvida na instituição.