Ciclo de Palestras no HU/UFPB trata de temas toxicológicos

A quarta edição do evento está prevista para outubro e novembro no auditório do Hospital Lauro Wanderley, Campus de João Pessoa; promoção do LATOX

Será realizado pela Liga Acadêmica de Toxicologia da Paraíba (LATOX-PB), nos meses de outubro a novembro, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB), Campus de João Pessoa, o VI Ciclo de Palestras do CEATOX.

As palestras serão proferidas por Estagiários do Centro de Assistências Toxicológicas da Paraíba (CEATOX) que serão abordados os seguintes temas: acidentes com animais peçonhentos, agrotóxicos, domissánitarios, drogas de abuso, medicamentos, metais pesados, plantas tóxicas, produtos químicos industriais, raticidas e solventes orgânicos.

Saiba mais sobre o Ceatox:

O que é o CEATOX e quais os serviços oferecidos por este centro no HULW.

O centro de assistência toxicológica (CEATOX) é um serviço do Hospital Universitário Lauro Wanderley, integrante da divisão de farmácia e bioquímica, criado pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba. Ele é vinculado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Associação Brasileira de Centros de Informação Toxicológica (ABRACIT).

Suas principais áreas de atuação são: Medicamentos, agrotóxicos agrícolas e domésticos, domissanitários, animais peçonhentos, plantas tóxicas, drogas de abuso e, produtos químicos industriais.

No HULW são atendidas vítimas de acidentes com serpentes, aranhas e escorpiões, que são encaminhadas para Clinica de Doenças Infecto Contagiosas (DIC). Os demais casos dentro da área de atuação do CEATOX são atendidos nos hospitais de emergência, cabendo aos profissionais destas unidades o dever de ligar para o CEATOX em caso de dúvidas com relação à conduta terapêutica.

Em caso de acidente ou para informar sobre medidas preventivas ou profiláticas, o CEATOX possui três números disponíveis para a população. 3216-7007 / 3224-6688 / 0800 722-6001.

Atribuições do CEATOX

a - Prestar informações específicas em caráter de emergência e em regime de plantão permanente ( 24h por dia) a profissionais de saúde que viabilizem e otimizem o atendimento (diagnóstico e tratamento) de pacientes vitimados por exposições químicas em geral, incluindo as exposições por substâncias potencialmente tóxicas ou  acidentes com animais peçonhentos.

b - Produzir dados epidemiológicos para assessorar programas da Secretária de Saúde, SINITOX/ANVISA/MS.

c - Apoiar políticas públicas relativas à vigilância sanitária epidemiológica.

d - Participar da prevenção de acidentes

e - Capacitar estudantes e profissionais da área de saúde para o atendimento toxicológico.

Mais informações sobre o ciclo de palestras com Luiz Carlos pelo telefone (83) 8820-0748 ou no link: http://latoxpb.wix.com/ciclodepalestras.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do HU