Núcleo da UFPB realiza 2ª Semana Afro-paraibana no Campus I

ImprimirImprimir

Nesse encontro o Neabi discute e difunde a cultura Afro-brasileira, indígena e quilombola; as inscrições, online, se estendem até o dia sete de novembro

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e indígenas/NEAB/UFPB realiza nos dias 6 e 7 de novembro, no Campus de João Pessoa, a II Semana Afro-paraibana Comunidades Quilombolas e Indígenas e Narrativas Afro-Literárias no Brasil. Durante dois dias serão debatidos assuntos referentes às comunidades Quilombolas, aos Povos Indígenas e às narrativas afro-literárias, em mesas de debate e conferências.

 

Ainda fazem parte do evento, a Mostra de Cinema Atlântico Negro, Oficinas Temáticas para aplicabilidade da Lei 10.639/03 no espaço escolar e performance artística (a lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação).

 

A programação começa com a mostra de Cinema Atlântico Negro com os filmes Aruanda com direção de Linduarte Noronha e Quilombo de Cacá Diegues. As mostras com a organização de Cristina Matos e Regina Behar irão acontecer de 9h às 12h, no Auditório Azul do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus I.

 

À tarde haverá as Oficinas Metodologias e Tecnologias para Formação de Educador@as no âmbito da Temática da lei 10.639/03, a partir das 14h30. Às 18h30, no mesmo local será realizada a conferência de abertura “Comunidades Quilombolas no Brasil Contemporâneo”, com a Doutora Rosy Oliveira do NEAB/UFPB e Coordenação da professora Mojana Vargas.

 

Sobre o NEABI

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas/NEABI-UFPB, espaço multidisciplinar, tem entre seus propósitos discutir as relações étnico-raciais na sociedade brasileira, e em particular, na paraibana, promovendo estudos, pesquisas, ações de extensão, seminários, entre outras.

 

 

Nesse sentido, foi concebida a Semana Afro-paraibana. A sua primeira edição ocorreu no segundo semestre de 2012, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) que, por sua vez, organizou o IV Seminário de Estudos Culturais Afro-brasileiro.

 

 

Assim, o NEABI/UFPB pretende propiciar trocas de conhecimentos científicos e de saberes, incentivar a pesquisa, colaborar na formação de profissionais da Educação Básica e Superior, assim como estimular reflexões acerca das relações raciais, considerando como perspectiva a ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos da população negra e dos povos indígenas no Brasil contemporâneo.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 07/11 - QUINTA-FEIRA

Horário: 9h-12h

MOSTRA DE CINEMA ATLÂNTICO NEGRO

Filme: Na boca do mundo (1978, 110 minutos). Direção de Antonio Pitanga.

Organização: Cristina Matos e Regina Behar

Local: Auditórios Azul/CCSA

 

Horário: 14h30-17h30

MESA REDONDA: Narrativas de Matrizes africanas e indígenas e as Leis 10.639/03 e 11.645/08; Anória Oliveira/UNEB, Vania Fonseca/UEPB, Coordenação: Vania Fonseca/UEPB

 

Horário: 18h30-21h30

MESA REDONDA: Os povos indígenas e comunidades quilombolas no Brasil contemporâneo; Regina Célia Gonçalves/UFPB, Alberto Banal /AACADE/PB, Cintia Beatriz Müller/UFBA, e Rosivaldo Sobrinho/UFPB

 

Para informações e esclarecimentos sobre o evento no endereço eletrônico: http://2semanaafroparaibana.blogspot.com.br/p/apresentacao.html.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: