Festival de Cinema de Guerrilha de Fronteira realiza 2ª edição

Contará com uma mostra competitiva entre curtas-metragens dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte; acontece desta sexta-feira (11) até domingo (13)

Resultado de uma parceria que conta com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a 2ª Edição do Festival de Cinema de Guerrilha de Fronteira será realizada entre desta sexta-feira (11) até domingo (13), em Barra de Camaratuba, em Mataraca, litoral norte paraibano.

Os organizadores do evento informaram que o festival consiste em uma mostra competitiva entre curtas-metragens da Paraíba e Rio Grande do Norte.  Alem da exibição de filmes, o evento abrange também uma programação cultural para os participantes, com oferta de shows, discotecas, oficinas de cinema e passeios ecológicos.

Da programação também faz parte o resultado dos três filmes produzidos na oficina “Noções Básicas de Cinema”, ministrada no início de setembro deste ano pelo cineasta paraibano Torquato Joel.

Os vídeos produzidos foram: Elemento, direção coletiva, sobre a relação dos moradores da Barra com o evento; O Poço, direção coletiva sobre a história da origem da comunidade e o curta Coco de Rodas, de Luciano Reis, sobre as historias da brincadeira do Coco de Roda de um antigo grupo local.

A mostra competitiva do festival é composta por 10 filmes selecionados, sendo cinco representantes da Paraíba: A Queima, dirigido por Marcelia Cartaxo; Eterna Mágoa, direção de Tony Neto; Lex Talionis, direção de João Paulo Palito; Sophia, direção de Kennel Rógis.

Também terá outros cinco do Rio Grande do Norte: A Viuvez da carpideira, direção de Anderson Reis; Canto canções de amor e carrego aço, direção de Barbara Baracho; Estrondo, direção de Ygor Felipe; O Jogo, direção de Ricardo Felix; O Vendedor do Paraíso, direção de Cassio Hazin e Suerda Morais;

A Guerrilha de Fronteira nasceu através do trabalho de profissionais da UFPB, que visam dinamizar a cultura e a economia local dos municípios de Sagi-RN e Mataraca-PB.

Os locais de realização

Mostra competitiva: Quadra de Barra de Camaratuba; sede receptiva do Festival: Ong SOS Caranguejo Uçá; minicurso: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Medeiros da Costa; exposição de cinema, fotografia paraibana e do Rio Grande do Norte: Museu da Farinha.

Informações para o público: (83) 3216.7352 – COEX/UFPB (manhã).

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias