Workshop na UFPB trata da integração universidade/empresa

Será realizado dias 21 e 22 deste mês, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, Campus  I de João Pessoa; ação conjunta com a FIEP

O Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba e o Sistema FIEP/SEBAU/SRI realizam nos dias 21 e 22 deste mês, no auditório da Reitoria da UFPB, o Workshop de Integração Universidade – Empresa que integra a ação FIEP para aproximar empresas e instituições de pesquisas na realização de projetos de inovação.

O evento tem por objetivo integrar e aglutinar informações estratégicas e promover a interação entre representantes de setores portadores de futuro para a concretização de ações que vislumbram estratégias de desenvolvimento para a Indústria Paraibana.

A realização deste evento visa obter resultados futuros com a concretização de parcerias entre os segmentos envolvidos, com benefícios para as empresas, mediante inovação tecnológica e transferência de tecnologia que possam resultar em novos produtos e processos, bem como benefícios aos pesquisadores envolvidos, com ampliação de linhas de pesquisa e financiamento de novos projetos.

O Workshop é uma iniciativa do Sistema FIEP/SENAI/SRI com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), envolvendo diretamente o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG/UFPB), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFPB), o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFPB) e em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Brasil Química e Mineração Ltda (BQMIL) e Bentonita do Nordeste S.A. (BENTONISA).

Segunda-Feira (21/10) - Manhã

8h – 9h30 – Recepção / Inscrição / Credenciamento

9h30 – 9h45 – Apresentação Cultural (Coral UFPB)

9h45 – 11h20 – Abertura Oficial – Profa. Dra. Margareth Diniz, Reitora da UFPB; Denise Gadelha - Diretora de Relações Institucionais do Sistema FIEP; Prof. Dr.Isac Almeida de Medeiros, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPG/UFPB, Prof. Dr. Ignácio T. de Araújo Jr, Diretor Presidente do IDEP/UFPB.

11h20 – 12h – Palestra de abertura - FIEP

Segunda-Feira (21/10) – Tarde

14h – 14h40 – O Papel do Pesquisador no Processo da Inovação. Armando Mendes (INPI)

14h40 – 15h20 – Inovação: EMBRAPA e o Case do Algodão Colorido da Paraíba. Ramiro Manoel P. Gomes Pereira (EMBRAPA) 15:20 – 15:40 – Coffee Break

15h40 – 16h20 – Patente: Fonte de Informação Tecnológica para Apoio à Pesquisa. Alberto Moreira da Rocha (INPI)

16h40 – 17h – Integração Indústria x Universidade: Projetos SENAI de Inovação na Paraíba. Francisco das Chagas R. da Silva (SENAI)

17h – 18h – Mesa Redonda com os palestrantes Mediador: Petrônio Athayde Filho (UFPB)

Terça-Feira (22/10) - Manhã

8h30 – 9h10 – Diferentes Facetas da Inovação. Prof. Dr Elson Longo (UNESP)

9h10 – 9h50 – Importância da Interação Universidade Empresa para a promoção da Inovação Dr. Ricardo Magnani (ANPEI)

9h50 – 10h10 – Coffee Break

10h10 – 10h50 – Inovação no uso de Argila da Betonisa Jakeline Daniela (BETONISA S.A)

10h50 – 11h30 – Como sobreviver em um Estado Estagnado Dr. Marcelo C. Rosado / Prof. Dr. Carlos Alberto Paskocimas (BQMIL/UFRN)

11h30 – 12h – Mesa Redonda com os palestrantes Mediadora: Profa. Drª.Ieda Garcia dos Santos (UFPB)

Terça-Feira (22/10) - Tarde

14h – 15h20 – Instrumentos de Fomentos Disponíveis para a Inovação – Dr. Ricardo

Magnani (ANPEI)

15h20 – 15h40 – Coffee Break

15h40 – 17h – Cont.. Inst. De Fomentos Disp. para a Inovação. Dr. Ricardo Magnani (ANPEI)

17h00 – 18h – Encerramento

Inscrições e informações pelo correio eletrônico:  cgit@prpg.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria