Estudantes de Mídias Digitais da UFPB promovem o Bit.Week

O evento faz parte da Semana de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura e vai reunir trabalhos e projetos desenvolvidos pelos centros acadêmicos durante o ano

Palestras, workshops, oficinas, mostra e mesas-redondas tratarão de temas relacionados à comunicação nas mídias digitais e redes sociais. É a Bit.Week, semana de comunicação dos estudantes do curso de Comunicação em Mídias Digitais que acontece a partir desta segunda-feira (21) até sexta-feira (25) na UFPB. O evento faz parte da Semana de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura quando todos os centros acadêmicos (CAs) apresentam trabalhos e projetos desenvolvidos durante o ano.

O Bit.Week está divido em oito eixos principais: arte, criatividade, cibercultura, áudio, vídeo, web, design e empreendedorismo. Em cada uma dessas áreas serão oferecidas atividades durante o evento que culminarão no final do dia com uma mostra audiovisual. O minicurso de Cinema Digital, por exemplo será ministrado durante dois dias pelo professor Dorneles Neves, mestre em Comunicação Multimídia e habilitado em Audiovisual Digital pela Universidade de Aveiro, Portugal.

Uma área em alta no mercado de produtos digitais são os games. Para atender a essa demanda, a Bit.Week programou a oficina de “Roteiro para Games” que será ministrada por Rodrigo Brandão, mestrando na linha de pesquisa Artefatos Digitais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para estudantes dos demais cursos interessados em edição, o aluno do 7º período, Swami Marques, dará o workshop “Aprenda o básico da Edição de Vídeos” .

O Ateliê de Tipografia Experimental, complemento da palestra “Tipografia pra quê?” será ministrado por Alberto Pessoa, autor de histórias em quadrinhos, infografista e professor do Demid. O mestrando em Comunicação do PPGC da UFPB e fotógrafo Leandro Cunha vai oferecer aos estudantes uma oficina e “Direção de Fotografia para Cinema” que acontecerá durante todo o evento.

Além das exposições dos trabalhos em fotografia e infografia dos alunos de Comunicação em Mídias Digitais, o evento também contará com a exposição "Ex-votos equirretangulares" do fotógrafo paraibano Thercles Silva que também programou uma mini-oficina para aqueles que querem entender a técnica usada em sua exposição.Projeto Ex-Votos Equirretangulares

O projeto “Ex-votos equirretangulares” está tratando de dois novos conceitos da fotografia, um chamado « fotografia equirretangular » e outro de « foto Imersiva », ambas as técnicas geram ao apreciador da obra uma vista em 360º de algum determinado ambiente.

Natural de Campina Grande, Thercles tem 25 anos e vive na capital desde os sete anos de idade. Fotógrafo e profissional da imagem, Thercles Silva é educador físico de formação e um jovem fotógrafo por vocação. Apaixonado por fotografia, a partir de projetos acadêmicos, desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba, desde 2006, vem aprofundando suas técnicas e desenvolvendo um trabalho autoral e inédito em sua área. Sua aproximação com a imagem foi algo natural e fluido, atuando como Fotógrafo, videomaker  e designer gráfico em inúmeros projetos sociais e profissionais.

O professor e designer gaúcho Jorge Barcelos, lotado no Demid, discutirá filmes paraibanos que serão exibidos na mostra. São obras dos professores de cinema Carlos Dowling (“Batista virou a máquina”), Arthur Lins (A felicidade dos peixes) e Bertrand Lira (“O diário de Márcia”). O evento também contará com a sala Bit Games: um espaço de entretenimento, onde ocorrerão campeonatos de games, card games e RPG.

O BitWeek está aberto ao público e para participar, os interessados poderão acessar o site www.bitweek.com.br e se inscrever gratuitamente em todos os conteúdos disponíveis.    Para ficar por dentro das novidades do evento siga a página no Facebook: www.facebook.com/BitWeek.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria