Encontro no CTDR/UFPB discute o desenvolvimento regional

O público alvo: Tecnologia de Alimentos, Tecnologia Sucroalcooleira, Gastronomia, Engenharia de Alimentos, Gestão de Políticas Públicas e demais áreas afins

Com o objetivo de enfocar a reflexão e discussão sobre inovação e tecnologia com vistas à exploração das potencialidades e vocações produtivas dos diversos setores agroindustriais da Paraíba, o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba (CTDR/UFPB) sedia desta terça-feira (22) até a quinta-feira (24), o II Encontro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (ETDR).

O evento que vai acontecer durante três dias no Campus de João Pessoa visa ampliar atemática do desenvolvimento regional que assume importância indiscutível para o desenvolvimento da região Nordeste e depende de ações multidisciplinares e articulações interinstitucionais e sociais envolvendo os governos, as instituições públicas e privadas, as organizações da sociedade civil e o meio acadêmico.

A programação contará com palestras, minicursos e sessão de pôsteres em torno da sessão temática do evento. As inscrições serão realizadas a partir das 18h, com o recebimento do material e recepção de doações e inscrição solidária.

A solenidade de abertura acontecerá às 19h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus I, e em seguida, às 19h, apresentação musical. A palestra de abertura às 19h45 vai abordar o tema “Alimentos funcionais e alimentos dietéticos: dos bioativos à sucralose” a cargo do engenheiro alimentar e nutricionista Alexandre Azevedo.

A segunda palestra, às 20h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com o Engenheiro Químico Celso Caldas, vai enfocar o tema “O cenário atual do setor Sucroenergético Brasileiro”.

O encontro terá como público alvo pesquisadores, profissionais, estudantes dos cursos de Tecnologia de Alimentos, Tecnologia Sucroalcooleira, Gastronomia, Engenharia de Alimentos, Gestão de Políticas Públicas e demais áreas afins, sendo prevista a circulação de 250 pessoas que participarão de palestras, minicursos, visitas técnicas, exposições culturais, dentre outros.

O evento é uma realização do Conselho Regional de Química, Empresa Brasileira de Biocombustíveis, cachaça Maribondo, Paraíba Turismo (PB-Tur), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Funcional Mikron empresa de alimentos  e Secretaria da Pesca.

Outras informações e esclarecimentos e programação do evento no endereço eletrônico www.ctdr.ufpb.br/portal.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo