Prorrogadas inscrições Projeto Babel

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPB informa que a data limite para a submissão de candidaturas para a 2ª convocatória do Projeto “BABEL” foi alterada para 15 de dezembro de 2013.

O consórcio BABEL (Building Academic Bonds between Europe and Latin America) é um projeto estabelecido no âmbito do Programa Erasmus Mundus, que envolve, além das 20 Instituições parceiras de Ensino Superior (nove Europeias e onze da América Latina), mais 27 instituições associadas do mundo todo. Com financiamento da Comissão Européia, este projeto tem como objetivo promover o mútuo enriquecimento e um melhor entendimento entre a União Européia e a América Latina, através do intercâmbio de pessoas, conhecimento e habilidades no mais alto nível educacional.

De acordo com as diretrizes da Comissão Européia, estudantes, investigadores e pessoal acadêmico e administrativo de quase todas as áreas podem participar no projeto. As áreas de estudo elegíveis são:

01 Ciências Agrárias

02 Arquitetura, Planejamento Urbanístico e Regional

04 Estudos Comerciais, Ciências de Gestão

05 Educação, Formação de Professores

06 Engenharia, Tecnologia

07 Geografia, Geologia

10 Direito

11 Matemática, Informática

12 Ciências Médicas

13 Ciências Naturais

14 Ciências Sociais

15 Comunicação e Ciências da Informação

16 Outras áreas de estudo: Energias renováveis, Alterações climáticas, Direitos humanos.

Cabe observar, no entanto, que as áreas prioritárias para o Brasil, no nível de doutorado, do tipo “sanduíche”, são as de número 05, 06, 12 e 13.

Candidatos pertencentes a comunidades indígenas, quilombolas e estudantes que ingressaram na universidade através do sistema de cotas baseado em condições de natureza racial ou social e pessoas internamente deslocadas poderão se candidatar a bolsa em qualquer nível de graduação ou pós-graduação.

O projeto inclui um suporte financeiro mensal da União Européia, variável conforme o tipo de mobilidade, além do pagamento das despesas de viagem de ida e volta, seguro de saúde, de acidente e viagem, bem como taxas de matrícula.

Informações detalhadas acerca dos requisitos de elegibilidade, dos procedimentos de candidatura, e áreas de estudo elegíveis estão disponíveis no website do projeto: http://babel.up.pt.

Ascom - Reitoria com informações da AAI