CT fará seleção de bolsistas para Agência Nacional de Petróleo

Áreas de Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Campus I da UFPB, tiveram projetos aprovados pela ANP

Os departamentos de Engenharia Química (DEQ) e Mecânica (DEM) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB estão entre as unidades selecionadas para a concessão de bolsas de estudos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de acordo com resultado do Edital 05/2013 PRH-ANP/MCTI divulgado recentemente por aquele órgão.

O diretor do CT, professor Antônio Villar, avalia o resultado como “mais uma importante conquista do Centro, que assim atende à demanda por especializações em áreas do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Outro aspecto a ser destacado é o nível de excelência das propostas encaminhadas pelos nossos departamentos; isso certamente vai proporcionar aos bolsistas participantes um alto índice de empregabilidade junto a empresas nacionais e internacionais”.

Conforme o resultado, a Universidade Federal da Paraíba figura entre dez instituições de ensino superior brasileiras contempladas pelo Programa de Recursos Humanos (PRH) da Agência, naquele Edital. Esse programa incentiva a formação de mão-de-obra especializada, selecionando profissionais de nível superior para concessão de bolsas de estudo, incluindo graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

A ANP investirá este ano R$ 30 milhões nessa atividade, numa resposta à expansão da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis, setor aberto à iniciativa privada desde 1997 e que agora alcança proporções nunca vistas com a exploração das reservas do Pré-Sal. O dinheiro (R$ 10 milhões a mais que em 2012) do investimento virá do Fundo Setorial CT-Petro - Plano Nacional de Ciência e Tecnologia do Setor de Petróleo.

As propostas do CT

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) irá selecionar bolsistas de graduação na área, que desenvolverão seus projetos nas seguintes linhas de pesquisa: a) Modelagem de bacias e análises mineralógica e geomecânica de folhelhos; b) Fluidos de perfuração e tecnologias de fraturamento hidráulico; c) Impactos ambientais associados ao uso da técnica de fraturamento hidráulico, processo de retorta de folhelhos e uso e descarte de água e d) Aumento do fator de recuperação de petróleo e gás natural.

A professora Fabiola Dias da Silva Curbelo, coordenadora do PRH/ANP na UFPB, fará a seleção com outros colegas do DEQ que também possuem trabalhos na área, a exemplo dos professores Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Genaro Zenaide Clericuzi e Leopoldo Alcazar Rojas.

Em sua proposta, o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) prioriza a seleção de bolsistas para atuarem em linhas de pesquisa com ênfase na ‘Tecnologia de construção, montagem e instalação de plataformas, sondas, embarcações de apoio e seus componentes’ e ‘Tecnologia de construção, montagem e instalação de equipamentos subsea’. O chefe do DEM, professor Marcelo Cavalcanti Rodrigues, mais os professores Koje Daniel Vasconcelos Mishina e Abel Cavalcante Lima Filho, que também possuem doutorado na área, iniciam em breve a seleção dos alunos de graduação, mestrado e doutorado interessados em trabalhar nos projetos mencionados.

Já o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) informa que no contexto do PRH/ANP oferecerá formação em nível de Mestrado e Doutorado, com temas voltados ao desenvolvimento, caracterização e propriedades de Materiais para a Indústria do Petróleo. A seleção de alunos será divulgada oportunamente na página web http://www.ct.ufpb.br/pos/ppcem, segundo o coordenador do Programa, professor Romulo Heringer.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Ascom/CT