Estudantes simulam Conselho de Direitos Humanos da ONU

A simulação prossegue até às 16h desta sexta-feira (7), na sala dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods), prédio da Reitoria

“A autodeterminação dos povos, os Estados Teocráticos e a Democracia nos Países Árabes”. Este é o tema da Simulação de Organismos Jurídicos Internacionais, que acontece até as 16h de hoje, na Sala dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods), da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa.

Durante a simulação, os Estados membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão responsável por consolidar diretrizes em matéria de Direitos Humanos para a apreciação da Assembleia Geral da instituição e do Conselho de Segurança, reúnem-se para discutir Planos de Ação para os Países Árabes.

A simulação objetiva preparar o estudante para iniciações em que ele precise desempenhar a função de garantidor dos direitos humanos, segundo informou Miguel Câmara, presidente Diretório Acadêmico Tarcísio Burity, do Curso de Direito da UFPB.

O evento é organizado por 20 pessoas e tem participação de 46 acadêmicos do Curso de Direito.  Vitor Córdula, membro da Comissão Organizadora, comentou que a simulação aproxima mais o aluno da prática das disciplinas teóricas como Direitos Humanos, Direito Internacional Público, Direito Constitucional, entre outras.

Nesta quinta-feira (06), às 19h, como parte das atividades da Simulação, o Diretório Acadêmico de Direito da UFPB promoveu, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), a Conferência de Instrução dos Delegados da Simulação Internacional de Justiça, com a participação de três grandes nomes das análises internacionais.

Os palestrantes e os temas foram os seguintes: professor Luciano Mariz Maia: “Histórico de consolidação dos Direitos Humanos: um breve parecer jurídico”;professor Fredys Sorto:A normatividade do sistema internacional: Eficácia dos Tratados e Declarações”; e a professora Melissa Gusmão:O sistema internacional de proteção aos Direitos Humanos: estrutura e funcionamento do CDH”.

Mais informações, falar com Miguel Câmara – fone (83) 9927-9275; ou Vítor Córdula – fone (83) 9999-1628. Site:  www.databufpb.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral