Campus de Areia sedia a VIII Semana de Agronomia

Evento comemora os 75 anos do Centro de Ciências Agrárias e paralelamente ocorre a I Feira de Tecnologia Agropecuária.  A temática da edição 2011  é “Sociedade e agricultura sustentável: desafios para o século XXI”, com abordagem sobre a Ciência Agronômica e seus desafios, como a ampliação da capacidade produtiva nacional, no Nordeste e, principalmente, no Polígono das Secas.

O Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba, localizado no município de Areia, no Brejo Paraibano, deu início na segunda-feira (10) a VIII Semana de Agronomia e a I Feira de Tecnologia Agropecuária. A temática da edição 2011 do evento é “Sociedade e agricultura sustentável: desafios para o século XXI”, com abordagem sobre a Ciência Agronômica e seus desafios, como a ampliação da capacidade produtiva nacional, no Nordeste e, principalmente, no Polígono das Secas. Está prevista a participação de cerca de 400 pessoas (professores, alunos, agricultores e profissionais da área). A semana é comemorativa aos 75 anos de fundação do CCA. O evento segue até sexta-feira (14 ).

O objetivo da VIII Semana de Agronomia e a I Feira de Tecnologia Agropecuária é discutir sobre as mudanças e os novos paradigmas que norteiam determinadas áreas do conhecimento agronômico em todas as suas dimensões, como ética, política agronômica (produção com defesa ambiental), econômica e social. Outro ponto importante é debate sobre os desafios de expansão da produção agrícola com sustentabilidade ambiental e justiça social. Os dois eventos são promovidos pela Coordenação do Curso de Engenharia Agronômica do CCA, em parceria com vários órgãos, como Sebrae, Emepa e Empasa.

De acordo com os organizadores da VIII Semana de Agronomia e da I Feira de Tecnologia Agropecuária, trata-se de uma grande oportunidade de os participantes discorrerem sobre a agronomia no Brasil e a ampliação da capacidade produtiva, proporcionando, assim, a inserção social, bem como uma justa distribuição de renda junto ao meio rural, com ênfase para a sustentabilidade ambiental. Conforme a Coordenação do Curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba, a ideia, em conjunto com os Movimentos Sociais de Desenvolvimento Agrário, é ampliar a visão de estudantes e profissionais da Agronomia em suas áreas de atuação.

Programação:

Segunda (10)

9h - 11h

Prédio Central

Credenciamento e entrega do material do Congressista.

Prédio Central

Credenciamento e entrega do material do Congressista.

19h - 1h

Ginásio de     Esporte

Abertura, Mesa redonda , Coquetel e Show.

Tema da Mesa redonda: Desafios da Agropecuária Paraibana

Participantes: Dr. Marenilson Batista da Silva (Secretário de Estado do       Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca)

Dr. Ignácio Salcedo(Diretor do INSA/UFPB)

Prof. Dr. Daniel Duarte(CCA/UFPB)