José Martins recebe título de Honoris Causa na UFPB

A Universidade Federal do Paraíba realiza, nesta sexta-feira (08), a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Doutor em Sociologia, professor José de Souza Martins. A honraria mais importante da UFPB será entregue no Auditório da Reitoria, às 19h, Campus I, João Pessoa, em solenidade presidida pela Reitora Margareth Diniz.

A concessão do Título de “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal da Paraíba, a José de Souza Martins, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni), considerando a alta relevância de suas contribuições para a sociologia brasileira, estando o mesmo associado ao conjunto de obras e aos serviços prestados ao campo da sociologia.

Doutor Honoris Causa, em português, significa causa nobre e é entregue em reconhecimento a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.

O Homenageado

José de Souza Martins nasceu em São Caetano do Sul, em 24 de outubro de 1938. É um dos mais importantes e destacados nomes da sociologia no Brasil, autor de uma vasta obra nacional e internacional. É Professor Titular aposentado do Departamento de Sociologia e Professor Emérito (2008) da USP. Foi o terceiro brasileiro, depois de Celso Furtado e de Fernando Henrique Cardoso, a ocupar, em 1993-1994, a prestigiosa Cátedra Simón Bolivar da Universidade de Cambridge, Inglaterra, quando foi também eleito fellow de Trinity Hall. Foi professor visitante em diversas universidades estrangeiras.  De 1996 a 2007, foi membro do Board of Trustees of United Nations Voluntary Fund on Contemporary Forms os Slavery (junta de Curadores do Fundo Voluntário das Nações Unidas contra as Formas Contemporâneas de Escravidão), indicado pelo Alto Comissário de Direitos Humanos e designado pelo secretário-geral, em quatro mandatos consecutivos de três anos cada um. Recebeu vários prémios e distinções nacionais e internacionais. Autor de 30 livros, inúmeros artigos em periódicos e na imprensa.

Ascom - Reitoria ( Fernando Caldeira/ Jéssica Azevedo - estagiária)