Ciclo temático aborda cinema em Ciências Sociais

A exibição e debates acontecem, às 14h, no auditório 412 do CCHLA como uma das atividades do Projeto de Extensão Cinema & Humanidades

Dentro das atividades do Projeto de Extensão “Cinema & Humanidades” se realiza a partir desta segunda-feira (10), às 14h, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o V Ciclo Temático de Cinema: Ciências Sociais em tela. O projeto é desenvolvido com apoio do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O curso de extensão pretende dar continuidade ao debate das edições anteriores, com a dinâmica básica de exibição de uma lista de seis filmes, sempre sucedidos por palestras de professores de Ciências Sociais. A partir de aspectos tratados pelas películas exibidas, os palestrantes abordarão temáticas pertinentes à Antropologia, à Ciência Política e à Sociologia. Além das palestras, em cada encontro haverá um período para o debate com o público.

O objetivo deste ciclo é desenvolver um espaço para uma reflexão acerca de temas relevantes às Ciências Humanas, particularmente às Ciências Sociais, tendo como base suas representações nos filmes selecionados.

PROGRAMAÇÃO:

10/10 (segunda-feira)

Filme: “Manderlay” (Lars Von Trier, 2005)

Palestrante: Profesor Gilvanildo Avelino

17/10 (segunda-feira)

Filme: “Um lugar chamado Brick Lane” (Sarah Gavron, 2007)

Palestrante: Professora Luciana Chianca

24/10 (segunda-feira)

Filme: “Chove sobre Santiago” (Helvio Soto, 1976)

Palestrante: Professor Rodrigo Freire

27/10 (quinta-feira)

Filme: “Onde sonham as formigas verdes” (Werner Herzog, 1984)

Palestrante: Professor Vancarder Sousa

31/10 (segunda-feira)

Filme: “Amnésia” (Christopher Nolan, 2000)

Palestrante: Professor. Aécio Amaral

03/11 (quinta-feira)

Filme: “Coisas belas e sujas” (Stephen Frears, 2002)

Palestrante: Professora Ednalva Neves

A participação neste curso é gratuita e aberta ao público, sendo conferido certificado de extensão de 18 horas àqueles que cumprirem o mínimo de 75% de frequência aos encontros.

As inscrições encontram-se abertas e podem ser realizadas via e-mail cinemaehumanidades@yahoo.com.brou no local durante o evento. Contatos pelo telefone: (83) 3216-7141.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do DCS