I SENAPES – Seminário Nacional de Acessibilidade para Pessoas Surdas será realizados nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório da Reitoria, Campus I
As pesquisas e tecnologias de última geração, desenvolvidas pela UFPB e outras instituições e centros de pesquisa e que permitem maior acessibilidade de pessoas surdas à TV Digital, Web e Cinema Digital, serão apresentadas pela primeira vez aos paraibanos, durante o I Seminário Nacional de Acessibilidade para Pessoas Surdas (I SENAPES). O evento será promovido, na UFPB, em João Pessoa, pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O SENAPES acontecerá dias 3 e 4 de dezembro, no auditório da Reitoria da UFPB, é aberto ao público e tem como objetivo principal a apresentação e discussão de experiências no desenvolvimento e implantação de tecnologias assistivas para promoção da acessibilidade para pessoas surdas em sistemas e tecnologias da informação e comunicação.
A temática é “Acessibilidade para Pessoas Surdas em Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação” e, segundo Tiago Maritan, coordenador do evento e professor do Centro de Informática, a iniciativa reunirá especialistas no tema de várias regiões do país, também a comunidade de deficientes auditivos do Estado, além de pesquisadores, gestores e técnicos dos quadros da administração municipal, estadual e federal que atuam na promoção de políticas de assistência a surdos.
Nos dois dias do SENAPES, o público poderá conhecer de perto tecnologias assistivas desenvolvidas pela equipe do Núcleo Lavid, a exemplo do LibrasTV e CineLibras, voltadas para cidadãos com dificuldades de audição. Iniciativas, dessa natureza, em desenvolvimento por outras universidades, também serão apresentadas, dentre elas os projetos Vlibras, LinkLibras, Prodeaf, Rybená e HandTalk.
Maritan disse que os participantes irão discutir algumas políticas e ações para promoção da acessibilidade para pessoas surdas, a exemplo da proposta de unificação nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); a convergência para um vocabulário mais uniforme, que tem como objetivo facilitar a comunicação em nível nacional; as políticas públicas federais, e a inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira. Algumas propostas e tecnologias desenvolvidas com esse viés também serão apresentadas e discutidas.
Com essa iniciativa, a organização do SENAPES pretende criar um espaço para gestores, técnicos, pesquisadores, educadores e estudantes debaterem sobre as expectativas, demandas e ações voltadas para a melhoria do acesso à informação e a comunicação das pessoas surdas, visando promover a inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira.
A previsão é de participação de um público de cerca de 300 pessoas. As inscrições serão realizadas, a partir da próxima semana, através do site do evento.
Programação –Durante as mesas-redondas do primeiro dia, os participantes vão debater sobre “Acessibilidade para Pessoas Surdas em Sistemas e Tecnologias da Informação”, tema da abertura, além de assuntos como “Políticas para Promoção da Acessibilidade no Brasil”; “Panorama Atual da Comunicação das Pessoas Surdas no Brasil”; “Experiências no Desenvolvimento e Implantação de Tecnologias”; “A Internet e a Evolução da Cultura das Pessoas Surdas”.
No dia 04 de dezembro, a programação do SENAPES prevê a realização de debates sobre “Panorama Atual da Inclusão de LIBRAS nas Instituições”; “Formalização e Convergência da LIBRAS”; “Experiências no Desenvolvimento e Implantação de Tecnologias”.
Contato pelo telefone: (83) 3216-7093 Ramal 03.