Fórum do audiovisual começa nesta sexta-feira

Promoverá um espaço de discussão de temáticas da sexualidade e do audiovisual voltado para o público em geral, professores, alunos e pesquisadores

O campus I da Universidade Federal da Paraíba e o Espaço Cine Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego, ambos , em João Pessoa, vão sediar o Fórum Nacional do Audiovisual – Matizes da Sexualidade. Do evento também fará parte a III Mostra de Filmes Temáticos – Matizes da Sexualidade.

O fórum nacional está previsto para se realizar desta sexta-feira (14) até 30 de outubro. O objetivo é promover um espaço de discussão de importantes temáticas da sexualidade e do audiovisual voltado para o público em geral, professores, alunos e pesquisadores.

AIII Mostra de Filmes Temáticos – Matizes da Sexualidade vai exibir filmes com temáticas sexuais diversas e, em geral, fora do circuito comercial dos cinemas paraibanos. A entrada será franca. Também haverá um espaço denominado de Zona Livre para lançamento de livros, promoção de exposições de mostras fotográficas, intervenções cênicas, oficinas, atividades paralelas, entre outros.

Outro destaque do grande evento será o Fórum Acadêmico do Áudio Visual. Através de grupos temáticos o fórum aprovou 37 trabalhos acadêmicos provenientes de diferentes universidades brasileiras. São nove grupos temáticos que possuem eixo em comum: mídias audiovisuais e sexualidades.

Este fórum é a parte mais reflexiva com o envolvimento direto de pesquisadores e estudantes da pós-graduação. Além disso, o fórum engloba ainda o Curta Brasil Audiovisual, que selecionou propostas inscritas, provenientes de distintas regiões brasileiras tendo como temática central a sexualidade.

Para estudantes que inscreverem trabalhos e cineclubistas do interior e de outros Estados, serão disponibilizadas 30 vagas de estadia no Núcleo de Teatro Universitário da UFPB.

O evento é uma promoção do Digital Mídia – Núcleo de Estudos em Mídias, Processos Digitais e Sexualidade em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação Sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero; e com o Grupo de Estudos, Pesquisa e Produção em Audiovisual/CNPq, ambos da Universidade Federal da Paraíba.

Informações e programação completa podem ser acessadas pelo blog do evento no endereço:

http://forumacademicodoaudiovisual.wordpress.com/ou por telefone com o Coordenador Geral do Fórum, professor Pedro Nunes: (83) 8829-6254).

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias