Foi necessário retirar do ar o sinal do canal aberto 43 UHF para promover esses ajustes; no retorno do sinal a TV voltará com novos programas locais
O sinal da TV-UFPB, canal 43 UHF, está fora do ar desde a última sexta-feira. Segundo explicou hoje o coordenador geral do Núcleo de Produção, Comunicação e Artes da Universidade Federal da Paraíba (NPCA/UFPB), Wilfredo Maldonado, os equipamentos foram desligados para que sejam solucionados transtornos causados por uma situação instável que está sendo sanada.
A propósito das inúmeras reclamações do publico insatisfeito com a ausência do sinal, Wilfredo Maldonado antecipou que a TV somente voltará ao ar quando a situação estiver totalmente contornada. E mais: voltará com uma programação nova e dentro das melhores expectativas dos telespectadores.
O coordenador geral do Núcleo de Produção, Comunicação e Artes da UFPB explicou que o sinal da TV foi posto no ar em dezembro último “com as instalações dos transmissores em situação provisória”. E acrescentou: “Conseguimos manter esta situação até agora, mas havia um grande risco de os equipamentos da TV serem danificados. Na última sexta-feira foram desligados para evitar acidentes”.
O coordenador geral também disse que outros equipamentos necessários ao bom funcionamento da TV foram comprados e serão instalados. Para tanto, também já foram mantidos entendimentos com a direção do INSS, em cujo edifício-sede está instalada a antena da TV-UFPB, obedecendo normas estabelecidas para patrimônios históricos, uma vez que o prédio é tombado. Este processo, segundo ele, “demora um pouco”.
Digital
De acordo com Wilfredo Maldonado, o sinal somente voltará a ser restaurado quando toda a situação estiver solucionada. Ele adiantou que o Núcleo já está em entendimentos com a Empresa Brasileira de Comunicação para, o quanto antes, a TV-UFPB operar com sinal digital.