Prêmio AETC/JP de jornalismo homenageia professora da UFPB

Nome de Joana Belarmino, do Departamento de Comunicação e Turismo, foi escolhido para a décima edição que será lançada nesta sexta-feira, na APL

O lançamento dessa 10ª edição ocorrerá com um café da manhã que acontecerá, a partir das 8h, na Academia Paraibana de Letras (APL), com a presença de profissionais da imprensa, familiares da homenageada, estudantes de comunicação e diversas autoridades convidadas.

Histórico

O Prêmio AETC-JP de Jornalismo foi instituído em 2002 e, desde 2006, homenageia personalidades que se destacam na área de Comunicação no Estado da Paraíba. E este ano, aliás, é a primeira vez que uma profissional mulher foi escolhida à unanimidade entre os membros da Comissão Organizadora.

"Vamos homenagear esta jornalista e docente que se destaca pela sua capacidade de superação, seu profissionalismo e, acima de tudo, pela sua competência", disse o Diretor Executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, ressaltando a envergadura profissional da homenageada.

A homenageada

Joana Belarmino de Sousa é jornalista e iniciou na docência em 1994, sendo hoje professora adjunta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba. Joana é Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba, 1981; Mestra em Ciências Sociais pela mesma universidade (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP), 2004. A homenageada desenvolve pesquisas nas áreas de acessibilidade à comunicação, ciberativismo, cegueira e percepção tátil, arte, literatura e comunicação.

Antes de atuar no magistério, Joana Belarmino foi profissional da imprensa nos jornais O Norte e A União, tendo ainda trabalhado na Secretaria de Comunicação do Estado da Paraíba. “Surpreendi-me com a escolha do meu nome, sinceramente, mas recebi a informação com muita alegria esta semana do diretor da associação, Mário Tourinho”, revelou Belarmino.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira