OSUFPB apresenta-se no Festival Nacional de Compositores

A versão Cordas da orquestra faz o 23º concerto da temporada 2013 e será a apresentação de encerramento do Festival que acontece no CCTA, Campus I

A Orquestra de Cordas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) volta a se apresentar nesta sexta-feira (29), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I, fazendo o vigésimo terceiro concerto da temporada 2013 da OSUFPB – a Orquestra Sinfônica da UFPB. Este será o concerto de encerramento do XI Encontro Nacional de Compositores Universitários – ENCUN, que está sendo sediado este ano em João Pessoa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA.

Sob a regência de Eli-Eri Moura, Samuel Cavalcanti e Marcílio Onofre, a OSUFPB Cordas apresentará obras de compositores contemporâneos de várias regiões do Brasil, dentre eles: Diogo Rebel (RJ), Jorge L. Santos (RJ), Luiz Eduardo Castelões (MG), Marcílio Onofre (PB), Angel Alfonso Rivera (RS), Samuel Cavalcanti Correia (PB) e Menan Duwe (RS). As peças a serem apresentadas compreendem formações que vão do quarteto à orquestra de cordas, passando por quintetos e sextetos.

Coordenada pela professora. Luceni Caetano, a Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais dois concertos até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa, completando 25 apresentações no total. No dia 6 de dezembro, sob a regência do Maestro Marcos Arakaki, apresenta-se a Orquestra Sinfônica em sua versão completa; e no dia 13 de dezembro, a temporada será concluída com o Concerto de Natal da UFPB, sob a regência do Maestro convidado Carlos Anísio. O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), coordenado pelo professor Heleno Feitosa “Costinha”, em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB.

ENCUN

O Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN) é um evento itinerante, criado em 2003, em Campinas - SP. Ele tem circulado por todas as regiões do Brasil, e chega à sua XI edição comemorando seus 10 anos de existência em João Pessoa entre 24 e 30 de novembro de 2013, sob a coordenação do professor Valério Fiel. O que começou como uma forma de encontro entre diferentes experiências artístico-acadêmicas (daí o nome "universitários"), hoje se destaca no cenário da música contemporânea brasileira como o principal evento de grande porte dedicado quase exclusivamente à música experimental. Literalmente, tudo pode acontecer no ENCUN, pois o evento não determina critérios estético-ideológicos como forma de selecionar obras, e a figura do compositor-intérprete é bastante valorizada. Este ano o ENCUN apresenta desde recitais com peças de feitura clássica até instalações ruidísticas que duram mais de 10 horas, passando por grupos dedicados ao Noise e diversos trabalhos envolvendo performance eletroacústica.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI