Servidores da UFPB participam de Congresso no Campus III

A décima quinta edição do Congresso Estadual Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba acontece em Bananeiras

O Centro de Ciências Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB) sediará a partir desta quinta-feira (5), a 15ª edição do Congresso Estadual Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (CONSINTESPB), que ocorrerá até sábado (7), no Eco Spazzio Tropical em Bananeiras. Neste ano, o Congresso irá contar com 149 delegados da UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Segundo o presidente do Sintespb, Severino Ramos de Santana, durante os três dias do congresso os servidores irão discutir a conjuntura política e a pauta dos trabalhadores, relações de trabalho nas universidades, compreendendo os seguintes pontos: expansão; concurso público; Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH); terceirização; turno contínuo, saúde do trabalhador e democratização das universidades.

“Neste Congresso, discutiremos também propostas que constarão no nosso plano de lutas para o próximo ano, além da Reforma Estatutária”, explicou o presidente.

O evento começa às 8h desta quinta-feira (5) com o credenciamento e em seguida às 10h apresentação dos balancetes. Às 10h30 a apresentação e aprovação do regimento do XV CONSISTESPB.

A primeira palestra/debate, será realizada às 13h30, após o almoço na quinta-feira (5), e discutirá “Relações de Trabalho nas Universidades” com as participações de João Paulo e Paulo Henrique  diretores da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores da Universidades Brasileiras” (FASUBRA). O tema vai trazer a discussão da expansão universitária, concurso público, terceirização, turno contínuo, saúde do trabalhador e a democratização das universidades.

À noite, às 19h30, abertura oficial do Congresso. Em seguida, às 20h30 ocorrerá a palestra e perguntas sobre o tema: “Conjuntura política nacional e internacional e a pauta dos trabalhadores”, com as participações de João Paulo e Paulo Henrique da FASUBRA, Cristiano Zenaide da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e Paulo Marcelo de Lima da Central Única dos Trabalhadores(CUT).

Os oito anos da Lei 11091/2005 e os seis anos do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR/UEPB) Avaliação e Cenários Futuros serão enfocados na única palestra do segundo dia do Congresso, que será realizada às 15h, no dia 6, com João Paulo e Paulo Henrique da Fasubra e Moisés Soares Rocha, da UEPB.

As atividades do segundo e penúltimo dia do CONSISTESPB serão encerradas com uma programação cultural a partir das 20h30.

O sábado (7) e último dia do congresso será dedicado à Grupo de Trabalho e Plano de Lutas que abordarão os seguintes tema: Conjuntura Nacional e Internacional. Relações de Trabalho nas universidades Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCTAE) das Instituições Federais e Plano de Cargo Carreira e Remuneração (UEPB).

As atividades do congresso serão encerradas às 14h, com a plenária final com a apresentação dos Grupos de Trabalho.

Outras informações sobre o Congresso no endereço eletrônico www.sintespb.org.brou pele telefone (83) 3216 7474.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo