Evento acontecerá no Cine Aruanda, no CCTA, Campus I da UFPB, em João Pessoa e terá a participação dos professores Edson Silva e Rozeane Albuquerque
Dando continuidade à série de debates sobre meio ambiente, sustentabilidade e cinema, o Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba (NUDOC/UFPB) junto com a ONG Guajiru e a Associação Paraibana dos Amigos da Natureza promovem nesta sexta-feira (6), às 19h, a exibição do filme “O Conflito das Águas”. Dirigido por Icíair Bollaín e estrelado por Gael García Bernal e Luis Tosar, o filme representou a Espanha no Oscar de 2011.
O evento será realizado no Cine Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. Após a exibição do filme haverá um debate, cuja proposta é discutir os aspectos sociais, culturais, ambientais, étnicos, históricos e econômicos envolvidos na trama, buscando estabelecer uma análise comparativa com a atual situação brasileira.
O debate contará com a participação do professor Edson Silva (Doutor em História Social/UNICAMP, Mestre em História/UFPE, Especialização em História do Nordeste/FUNESO, Licenciatura em Filosofia/UNICAP) e da professora Rozeane Albuquerque Lima (Mestranda em História/UFCG, com Especialização em História do Nordeste/UEPB, Licenciada em Letras/UEPB, História/UEPB e Direito/UEPB).
O filme trata de um ambicioso projeto que une o cético e pragmático produtor de cinema Costa e o jovem idealista cineasta Sebastián, apresentando Cristóvão Colombo como um homem obcecado pelo ouro, caçador de escravos e repressor dos índios na colonização espanhola da América.