Aluna de Letras/UFPB participa de Bienal de jovens criadores

O projeto de Renata Lopes integra a sexta edição da Bienal de Jovens Criadores da CPLP (Política da Juventude e Cultura Livre) que acontece em Salvador

Acontece até sábado (7), em Salvador (BA), a VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP (Política da Juventude e Cultura Livre). Entre os projetos da Bienal está o da estudante do Curso de Letras Português, Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Renata Lopes de Santana. Ela participou de uma seleção Nacional de Projetos de Atividades e Experimentação Artísticas de Jovens de 18 a 30 anos.  No total foram selecionados 35 projetos das cinco regiões, sendo o projeto dela o único da Paraíba na categoria Linguagem Literatura que tem como título - José Simeão Leal: o semeador de letras.

A Bienal tem como principal diretriz contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes de seus países membros, por meio da aproximação e troca entre as diferentes identidades culturais e das políticas públicas para a juventude.

Além de brasileiros, a VI Bienal contará com a participação de jovens de mais 7 países da CPLP (Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau).

O projeto

Objetiva divulgar a vida e obra do intelectual José Simeão Leal, paraibano, nascido na cidade de Areia. Através das informações memorialísticas do seu Arquivo Privado, na categoria de Arquivo Literário, foram identificados e (re)conhecidos  a contribuição de um semeador da cultura popular brasileira, que atuou de forma intensa nas artes plásticas, na crítica literária, na edição de livros, principalmente nesta última atividade, onde descobria e divulgava talentos como Rachel de Queiroz,Clarice Lispector, Tiago de Mello, Carlos Drummond de Andrade,Tomás Santa Rosa, entre outros literatos.

Em sua produção editorial, junto ao ‘Ministério de Educação e Saúde’, José Simeão Leal torna-se um verdadeiro mago das culturas, pois indaga e investiga as manifestações regionais (lapinha, danças africanas, congos, adivinhações, cantigas de roda...), escrevendo relatos informais que contribuem para os estudos de cultura popular.

O projeto é o resultado das pesquisas iniciadas no PIBIC, que tem por título o plano de trabalho -  Entre a Vivência e o Registro: Memória das Práticas Etnoantropológicas de José Simeão Leal, orientado pela professora  Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação.

Agência de Notícias da UFPB