Campus I da UFPB sedia XVI Festival Internacional de Música

ImprimirImprimir

Concertos acontecem nesta quarta e quinta-feiras, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes; entrada é gratuita

 

Um dos mais tradicionais eventos de música erudita do Nordeste, o XVI Virtuosi (Festival Internacional de Música de Pernambuco), vem a João Pessoa apresentar dois concertos internacionais, com apoio da Universidade Federal da Paraíba, através do seu Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). Os concertos ocorrerão na Sala Radegundis Feitosa, no Campus Universitário, nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), às 20h, com entrada franqueada ao público em geral.

 

A primeira apresentação é do pianista russo Ilya Ramlav (foto ao lado) em recital solo. Na quinta-feira, apresenta-se o duo de violino e piano formado pelo americano Giora Schmidt (violino) e pelo filipino Victor Assuncion (piano). Patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo BNDES, o XVI Virtuosi acontece em diferentes localidades, além do Recife, no período de 8 a 15 de dezembro.

 

Dedicado nesta edição aos 200 anos do nascimento dos compositores Verdi e Wagner, o Festival se divide entre o Teatro de Santa Isabel (Recife), Convento de São Francisco (Olinda), Sala de Concertos Radegundis Feitosa (João Pessoa), Teatro Severino Cabral (Campina Grande) e Sala Augusto Meira Filho (Belém).

 

As atrações

 

O pianista Ilya Ramlav estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Foi vencedor de várias competições internacionais, como Isidor Bajic (Serbia), Saratov, “Flame” e Jean

Françaix (Paris). Tem se apresentado como solista das orquestras de St. Petersburgo, Saratov, Volgograd, Yaroslavl. Em 2011 foi agraciado com o prêmio Richter, concedido pela Fundação Rostropovich.

 

Nascido na Filadélfia, o violinista Giora Schmidt estudou na Manhattan School of Music e na Juilliard School. Vencedor do Concurso Greenfield da Orquestra de Filadélfia, recebeu o “Avery Fisher Career Grant” e o “Classical Recording Award”. Foi solista de várias orquestras, como Cleveland, Filadélfia, Chicago, Detroit, Honolulu, Vancouver, Toronto, Cuba, Cidade do México, Chile e Israel. Fez sua estreia no Carnegie Hall tocando o Concerto de Barber com a New York Youth Symphony.

 

Natural das Filipinas, o pianista Victor Asuncion tem se apresentado em grandes salas de concerto no Canadá, Japão, México e Filipinas. Como solista, apresentou-se sob a direção de Harold Farberman, Corrick Brown, Arthur Weisberg, Zev Dorman, Enrique Batiz, Bobby McFerrin, James Conlon e James Judd. Um entusiasta da música de câmara, tem colaborado com artistas como Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, Andres Diaz, Emerson String Quartet, entre outros.  

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria
Compartilhar: