UFPB comemora 40 anos do Laboratório de Energia Solar

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, presidiu nesta terça-feira (10) juntamente com o Diretor do Centro de Energias Renováveis (CEAR), professor Zaqueu Ernesto da Silva e o professor homenageado Antônio Coutinho, a solenidade em comemoração aos 40 anos do Laboratório de Energia Solar (LES) da UFPB, no auditório da Reitoria, campus I.

A cerimônia de comemoração também conta com Seminários, que ocorrem até o dia 13, em homenagem aos 40 anos dos LES, e que se tornou propício para se resgatar a história, como também despertar novas consciências para o papel relevante e crescente da energia solar no mundo, destacando as potencialidades de aproveitamento do recurso solar no Nordeste e no país como um todo.

O evento contribui para consolidar a nova conjuntura na qual o LES se insere como unidade de um novo centro (CEAR) de ensino e pesquisa da UFPB, na medida em que promove uma ampla divulgação da energia solar na Paraíba, atraindo cada vez mais o interesse de pesquisadores, profissionais e dos atuais e futuros estudantes do curso de engenharia de energias renováveis e engenharia elétrica do CEAR.

O Laboratório de Energia Solar, criado no primeiro semestre de 1973, foi o primeiro espaço institucional voltado à pesquisa em energia solar no Brasil. Surgiu no âmbito do Programa Nacional de Aproveitamento da Energia Solar no Nordeste.

Prêmio Nobel

Prestigiando a solenidade de comemoração dos 40 anos do Laboratório de Energia Solar (LES/UFPB), estiveram presentes os professores Francis Mennier e Paulo Vodianitskaia, integrantes do Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC – Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas, criado em 1987.

Como membro do IPCC, o professor Paulo Vodianitskaia (foto), Mestre em Engenharia Mecânica e Energia Solar pela UFPB, participou ativamente, como representante do Brasil, da elaboração do relatório “Resguardando o Clima - Aspectos de Produtos Químicos”, em 2004.

O IPCC, por conta desse relatório, do qual os professores Vodianitskaia e Mennier são membros integrantes, recebeu em 2007, ao lado do então Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o Prêmio Nobel da Paz, e suas presenças nesta instituição honram a todos que a fazem, e demonstra a importância do Laboratório de Energia Solar do Centro de Energia Renováveis da UFPB.

Ascom - Reitoria ( Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)