Entre os convidados estão o Coro de Câmara Villa-Lobos, dirigido por Carlos Anísio, e a Banda Sinfônica José Siqueira, coordenada por Sandoval Moreno
O Concerto de Natal da UFPB será realizado nesta sexta-feira (13), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, com a Orquestra de Cordas da UFPB e convidados, sob a regência do Maestro Carlos Anísio, e aberto ao público. Entre os grupos convidados estão o tradicional Coro de Câmara Villa-Lobos, dirigido por Carlos Anísio, e a Banda Sinfônica José Siqueira, coordenada pelo professor Sandoval Moreno.
O programa começará com a OSUFPB Cordas apresentando as "Quatro Estações" de Antonio Vivaldi, na íntegra, tendo como solistas os violinistas Marcelo Vasconcelos, Rodrigo Eloy, Vinícius Amaral e Juliana Couto. Em seguida, será interpretada a "Christmas Cantata (Sinfonia Sacra)", de Daniel Pinkham, para Coro e Duplo Coral de Metais, com a participação do Coro Villa-Lobos e da Banda Sinfônica José Siqueira, além da soprano Fátima França, como solista. O programa será encerrado com uma composição do próprio Maestro Carlos Anísio, "Cânticos da Natividade - sobre temas do Natal Nordestino", para solista, coro e orquestra. Nessa peça, além da OSUFPB Cordas, do Coro Villa-Lobos e da solista Fátima França, vários músicos convidados estarão no palco, entre professores e alunos do Departamento de Música da UFPB.
Essa será a vigésima quinta apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB e seus segmentos na temporada de 2013, sob a coordenação da professora Luceni Caetano. O evento é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do CCTA-UFPB, coordenado pelo professor Heleno Feitosa “Costinha”, em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB.
CORO VILLA-LOBOSO
Coro de Câmara Villa-Lobos vem se consolidando ao longo dos seus quinze anos de existência como um dos mais versáteis grupos corais do Nordeste. Tem sido convidado para participar de eventos no País, como o "XI Encontro de Corais de Anápolis/GO" e o "I Encontro Latino Americano de Educação Musical" (Salvador/BA). Em 1996 e 1997, o grupo realizou duas temporadas do espetáculo "Todas as Ondas do Rádio", sendo convidado para abrir a "Mostra de Música do III Festival Nacional de Arte (FENART)". Em 1997, participou do "II Festival Nacional de Música de Câmara-Paraíba" e também da montagem da ópera La Traviatta de G. Verdi, juntamente com a Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste, sob a regência de Aylton Escobar, com récitas em Recife, Natal e João Pessoa. No ano de 2000, o Coro Villa-Lobos lançou o CD duplo "Cancioneiro de Ipuarana", gravação integral da obra coral de D. Adriano Hipólito (1918-1996). "Todas as Ondas do Rádio" transformou-se em CD (CPC-UMES/São Paulo), cujo lançamento ocorreu em dezembro de 2000, abrindo as comemorações dos 45 anos da UFPB.
Participou da gravação dos CDs "Cantata pra Alagamar" (J. A. Kaplan e W. J. Sollha), "Poetas Sem Conserto" e da "Antologia Musical Viva Pedro Santos!", além do "IV Festival Virtuosi" (Recife), do "Concerto para Cidade" (2002/04/05/08), "Concerto de Natal" (2002/03/04/05/06/07/08) e do "Concerto de Trevas" (2006), esses últimos juntamente com a Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa. Em 2005, participou das récitas de estreia do "Oratório de Semana Santa Via Sacra", de Ilza Nogueira e W. J. Solha. Em 2006, cantou no "Cordel da Paixão de Deus", com música de Eli-Eri Moura, e em 2007 participou do espetáculo "Jesus, Uma Paixão", com música de Carlos Anísio. Em 2011, realizou concertos do "Réquiem" de W. A. Mozart, no "III Festival Virtuosi de Gravatá/PE", com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Rafael Garcia, e em João Pessoa, com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência de Carlos Anísio.
MAESTRO
Maestro Carlos Anísio graduou-se em Música pela UFPB em 1983. Em 1997, obteve o título de Mestre em Regência Orquestral pela UFBA, sob a orientação do Dr. Erick Vasconcelos. Desde 1996, atua à frente do Coro de Câmara Villa-Lobos, grupo com o qual gravou 4 CDs. Docente do Departamento de Música da UFPB desde 1991 ocupou os cargos de Chefe do DeMús, por três mandatos, e de Coordenador de Extensão Cultural da PRAC, de 2009 a 2012. Exerce intensa atividade como compositor, arranjador, diretor e produtor musical em projetos fonográficos, de audiovisual e de artes cênicas. Em 2011, assumiu a direção artística da Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa.