Pós-Graduações do CCSA recebem boas notas da Capes

A avaliação trienal 2013 dos cursos foi realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação

Três cursos de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB), Campus de João Pessoa, conseguiram nota 5, na avaliação trienal 2013 realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Receberam essa nota as Pós-Graduações de Administração, Ciências Contábeis e Economia.

“Trata-se do reconhecimento de um trabalho árduo e dedicação incondicional dos professores que fazem parte dos referidos programas. Ademais, essa conquista torna o CCSA um centro de alto nível, consequência de um centro com 3 programas conceito 5”, avalia o professor do curso de Administração, Márcio Machado.

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) é um dos mais tradicionais programas de pós-graduação brasileiros em Administração, criado em 1976. O Programa já formou em torno de 430 mestres e 20 doutores em diversas linhas de pesquisa, como Organizações, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing, Estratégia e Finanças.

O Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis trata-se de uma iniciativa pioneira, a junção de esforços institucionais de três universidades federais – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de Brasília (UnB) que permitiu consolidar um corpo docente com a titulação adequada para a implantação do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis.

O Curso de Mestrado em Economia (CME), do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), foi criado em março de 1980. A tradição do PPGE-UFPB na condução de estudos científicos de alto nível, conjuntamente com a execução de novos projetos de pesquisa tiveram implicações no crescimento das aprovações de trabalhos em congressos da ANPEC, SOBER, SEP, SBE, ENABER, em congressos internacionais, na publicação em periódicos e em livros.

Avaliação da Capes

O Sistema de Avaliação da Pós-graduação foi implantado pela CAPES em 1976 e desde então cumpre o papel de fundamental importância para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Os resultados desse processo são expressos pela atribuição de uma nota na escala de "1" a "7".

A Avaliação dos Programas de Pós-graduação compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).

Agência de Notícias da UFPB