Projeto Conexões de Saberes oferece vagas de bolsistas

Os interessados devem fazer as inscrições no período de 3 a 21 de fevereiro pelo correio eletrônico: petconex.periferiaurbana.ufpb@gmail.com

O projeto Conexões de Saberes “Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas”, vinculado às Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), receberá no período de 3 a 21 de fevereiro de 2014, inscrições de estudantes para seleção de 3 bolsistas e 6 voluntários dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Sociais, Teatro, Dança e Comunicação em Mídias Digitais.

Para efetuar a inscrição os candidatos devem: estar cursando entre o 2º e 5º semestre do curso; não ser bolsista de qualquer outro programa e não possuir vínculo empregatício; apresentar o coeficiente de rendimento acadêmico referente ao segundo semestre letivo de 2013 com valor maior ou igual a 7 (sete); ter renda de até três salários mínimos; ser morador de favelas; bairros periféricos ou territórios assemelhados; ter pais cuja escolaridade não tenha grau superior; e ser proveniente de escola pública.

A bolsa tem duração de até 24 meses e valor de R$ 400,00. A carga horária a ser cumprida é de 20 horas semanais (sendo obrigatória para as atividades do programa, pelo menos uma manhã ou tarde livre para atividades na comunidade e/ou escola e disponibilidade para reuniões nas terças-feiras às 14h, e mensalmente aos sábados pela manhã).

Os estudantes selecionados participarão de grupo de estudos e reuniões; cursos de extensão; estágio de vivência em periferias urbanas e escolas; pesquisa coletiva sobre processos populares em periferias urbanas e sociais: um estudo sobre experiências sócio-educativo-culturais com crianças jovens e adultos e suas contribuições no processo formativo de estudantes universitários de origem popular; elaboração de artigos enquanto resultados da pesquisa bem como conexões entre o projeto e o curso do qual o estudante faz parte e participação como bolsista em atividades sócio-educativas no campo da Pedagogia social e Educação Popular, junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos em periferias urbanas.

Para se inscrever, é preciso apresentar os seguintes documentos: cópia do CPF e RG; ficha de inscrição devidamente preenchida; histórico escolar atualizado; declaração da Coordenação do curso de que o candidato esta matriculado no semestre vigente (2º semestre letivo de 2013) no seu curso de origem; declaração do candidato comprometendo-se a não possuir qualquer vínculo empregatício, nem estar recebendo outra modalidade de bolsa; comprovante de renda dos pais ou responsáveis; histórico do Ensino Médio ou certificado de conclusão que comprove ser egresso de escola pública; cópia do comprovante de residência; carta de intenção (até duas páginas) apontando o interesse de participar do projeto; e Projeto Político Pedagógico do Curso (Coordenação do curso).

Os interessados devem fazer as inscrições para seleção do projeto PET Conexões de Saberes “Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas” via e-mail no endereço petconex.periferiaurbana.ufpb@gmail.comno período de 3 a 21 de fevereiro. Outras informações pelo telefone (83) 3216-7446.

Sobre o Programa

O Conexão de Saberes é desenvolvido pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários e é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo