Centro de Informática promove evento de pesquisa operacional

O Elavio tem por finalidade incentivar a cooperação técnico e científica entre os participantes, através de palestras, tutoriais, sessões técnicas e mini-cursos

Pesquisadores e estudantes da Europa, Brasil e países da América do Sul confirmaram participação no décimo oitavo encontro da Escola Latino-Iberoamericana de Verão em Pesquisa Operacional (Elavio), que será realizado de 17 a 21 de fevereiro, no Hotel Fazenda Triunfo, em Areia.  O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da UFPB com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Laboratório de Desenvolvimento de Materiais Instrucionais da UFPB (LDMI), UFPB Virtual e International Federation of Operational Research Societies (IFORS).

A nova edição do Elavio também está sendo organizada pela Associação Latino-Iberoamericana de Pesquisa Operacional (ALIO) e tem por finalidade incentivar a cooperação técnico e científica entre os participantes, através de palestras, tutoriais, sessões técnicas e mini-cursos sobre diversas temáticas da área. Outro objetivo é apresentar os princípios fundamentais e científicos da pesquisa operacional em desenvolvimento na América Latina aos estudantes e pesquisadores.

A pesquisa operacional é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. As áreas de aplicação da pesquisa operacional estendem-se  por praticamente  todos os domínios da atividade humana,  da Engenharia à Medicina,  passando pela Economia e a Gestão Empresarial, mas com ligações particularmente fortes com a Engenharia de Produção,  em  vista   do   seu   potencial   de   abordagem  dos   problemas   envolvendo   os  meios   de produção: seres humanos, matérias-primas, equipamentos, recursos financeiros e meio ambiente.

A sessão de abertura do Elavio está programada para o dia 17, às 9h, com o tema“Aplicações sociais e dilemas éticos da Pesquisa Operacional”. Dentre os palestrantes convidados estão Flavia Bonomo, Universidade de Buenos Aires, Argentina; Juan G. Villegas, Universidade de Antioquia, Colombia; Luidi Gelabert Simonetti e Luiz Satoru Ochi, da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro; Manoel Bezerra Campêlo Neto, Universidade Federal do Ceará; Phillipe Michelon, Universidade de Avignon, França, eRosiane de Freitas, Universidade Federal do Amazonas.

O comitê organizador do Elavio é integrado pelos professores Lucidiodos Anjos Formiga Cabral (UFPB), Ana Flavia Uzeda dos Santos Macambira (UFPB), Anand Subramanian (UFPB) e Robert Daniel Aloise (UFRN).

O coordenador do evento, Lucidio dos Anjos, informou que há um grande número de estudantes de pós-graduação da Paraíba inscritos no Elavio. Este ano, a organização do evento, visando ampliar a participação de alunos, aceitou também a inscrição de estudantes de graduação. Segundo ele, serão apresentados trabalhos científicos de alto nível que estão sendo desenvolvidas por mestrandos e doutorandos dos cursos de Engenharia de Produção e Computação da UFPB e de outras instituições de ensino. Mais informações pelo site https://sites.google.com/site/elavio2014/

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Centro de Informática