IDEP realiza mapeamento da produção acadêmica na Paraíba

A pesquisa faz parte de um programa de integração da academia com o setor produtivo denominado de Sistemas Regionais de Inovação – SRI

O Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba – IDEP/UFPB em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) está realizando o mapeamento da produção acadêmica na Paraíba voltada para a Indústria. Essa pesquisa foi iniciada em 2013 e já foram apresentados resultados preliminares e neste momento caminha-se para finalizar o trabalho.

A pesquisa faz parte de um programa amplo de integração da academia com o setor produtivo denominado de Sistemas Regionais de Inovação – SRI. Esse Programa é resultante de um convênio assinado entre a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vai abranger quatro Estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas e a Paraíba.

É importante a participação dos pesquisados de todas as Universidades/Faculdades da Paraíba, pois o sistema indústria da Paraíba, capitaneado pela FIEP, deseja conhecer a produção acadêmica como forma de poder demandar pesquisas e outros produtos de seu interesse.

O instrumento de pesquisa busca verificar se a pesquisa realizada pode servir a algum dos diversos segmentos industriais, o tipo do produto (se é para patente, para artigo científico, para livros ou outros), verifica ainda a natureza da pesquisa (ex.: Melhoria de Processo, Materiais, Resíduos, etc), o nível em que se desenvolve a pesquisa (Ex.: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e etc.) e por fim a forma de financiamento da pesquisa (não houve financiamento, financiamento de órgão de fomento, financiamento da indústria ou financiamento da indústria Paraibana).

No dia 13 de março de 2014, será realizado o Workshop de Integração Sistema Regional de Inovação (SRI) na subsede da FIEP em João Pessoa, com a presença da Coordenação Nacional do Projeto, dos coordenadores dos demais estados participantes (AL, SC, MG) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do IDEP/UFPB