Direitos das crianças e adolescentes são debatidos na UFPB

Professores, gestores, estudantes e ONGs debatem os avanços e desafios dos Direitos da Criança e dos  Adolescentes durante seminário na UFPB

Como parte das Atividades da  II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura (SECITEAC) da UFPB, será aberto neste segunda-feira, às 14h, no Auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa,  o Seminário "Avanços e Desafios na Efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente: o papel da Universidade na rede de defesa e proteção."

O evento é promovido pela UFPB com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados, Gabinete do Deputado Luiz Couto, Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (REMAR), Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba (SEDH), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Tribunal de Justiça da Paraíba – Coordenação da Infância e da Juventude (COINJU) e Ministério Público.

Um dos objetivos do seminário é debater com gestores públicos a efetivação de um direto fundamental na proteção integral de crianças e adolescentes hoje ameaçado e violado: o da convivência familiar e comunitária. A informação é da  Coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da UFPB, professora Maria de Nazaré Tavares Zenaide.

Com uma carga horária de 15 horas-aula, o seminário é dirigido  a professores, alunos, gestores públicos e profissionais  de organizações não-governamentais

Às 15h a professora Irene Rizzini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância (CIESOI) vai proferir a conferência de abertura com o tema “O papel da universidade na rede de defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes”.  Às 16h o debate vai ser mediado pela professora Maria Lígia Malta de Farias, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e vice-coordenador do NCDH.

A seguir acontece a apresentação do livro “20 anos de Estatuto”, da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, cujo estudo foi coordenado pelo CIESPI.

A programação desta terça-feira (18), começa às 8h30,  no Auditório da Reitoria da UFPB, quando a professora Irene Rizzini faz a palestra “A Convivência Familiar e Comunitária como direito fundamental da criança e adolescente à proteção” , seguido do debate às 11h.  A professora Maria do Socorro Vieira, do Departamento de Serviço Social da UFPB, será a mediadora e como debatedores funcionarão a Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, Maria Aparecida Ramos; o Juiz da Infância e Juventude de João Pessoa, Fabiano de Moura; Promotora da Infância e da Juventude de João Pessoa, Soraya Escorel; e Secretário de Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa, Lau Siqueira.

A programação da tarde começa às 14h com o tema “O papel da universidade na formação acadêmica e profissional nos direitos da criança e do adolescente. Os trabalhos serão mediados por Lorenzo Delaini, da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (REMAR). Os debatedores serão as professoras Maria do Amparo Caetano, Lucia Guerra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, Socorro Vieira, do Departamento de Serviço Social e Fátima Pereira, do Departamento de Psicologia da UFPB.

Na quarta-feira (19), às 8h30, as professoras Maria de Nazaré Zenaide, coordenadora do NCDH e Adelaide Alves Dias, do Departamento de Educação da UFPB, debatem o tema “O Papel da Universidade na efetivação dos direitos da criança e do adolescente”. Às 10h o debate será mediado pela professora Marlene de Melo Barbosa Araújo.

Mais informações no NCDH. Fone (83) 3216-7468.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral