Solenidade marca abertura de Curso em Saúde da Família na UFPB

ImprimirImprimir

O Curso de Especialização em Saúde da Família com ênfase na implantação das Linhas de Cuidado foi apresentado nesta sexta-feira (07) no auditório do CCS, no Campus I, em João Pessoa.

 

 

Com o auditório de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFPB, o coordenador do departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas (CCM), prof. Pedro Cruz deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou que “o momento é de grande orgulho para o Centro de Ciências Médicas da UFPB e para a história do departamento”.

 

Em seguia da Reitora da UFPB, profa. Margareth Diniz cumprimentou os presentes e destacou o compromisso que começava a se firmar naquele momento da apresentação do curso. “Espero que cada trabalho de conclusão de curso possa ser proveitoso, não somente para os estudantes, professores e tutores envolvidos, mas para a sociedade que espera a atenção de todos por uma saúde melhor”, disse.

 

O secretário de Saúde da Paraíba, Waldson de Sousa, falou da parceria da Secretaria com a UFPB e destacou a “missão de fazer valer e colocar em prática cada projeto que tenha a sociedade como foco”.
A solenidade teve continuidade com a apresentação do curso; sua grade curricular e os objetivos e sua estrutura para o aprendizado.

 

O CURSO
O curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Saúde da Família com ênfase na implantação de Linhas de Cuidado, foi criado por meio de resolução aprovada no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB (Consepe), e tem como eixo norteador o Sistema Único de Saúde (Sus) e a estratégia Saúde da Família contemplando o trabalho multidisciplinar e os princípios da Atenção Primária à Saúde. Uma das metas da Especialização é a instrumentalização dos profissionais da saúde para implementação dos princípios do Sus, além do fortalecimento da Atenção Básica.

 

Compreender os determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença; foi um dos principais objetivos que foram expostos durante a abertura, nesta sexta.

 

O curso será desenvolvido sob a responsabilidade do Departamento de Promoção da Saúde (DPS), do Centro de Ciências Médicas em parceria com a Secretaria da Saúde de o Estado da Paraíba e o Centro Formador de Recursos Humaos (Cefor-PB).
 

 

Fonte: 
Ascom-Reitoria - Bob Vagner (foto-Jéssica Azevedo-estagiária)