HULW participa da campanha “Previna-se” das doenças renais

O ambulatório vai atender orientando para prevenção de doenças renais, realizará a dosagem de glicemia, aferirá a pressão arterial, além de panfletagem

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB), Campus de João Pessoa, participa nesta quinta-feira (13) do "Dia mundial do Rim", por meio da campanha “Previna-se” desenvolvida há 10 anos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A campanha é uma forma de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais.

Nesta quinta-feira (13) pela manhã o ambulatório do HU vai atender ao público com informações sobre como se prevenir contra as doenças renais, realizando a dosagem de glicemia, aferindo a pressão arterial, além de panfletagem.

O conceito de doença renal crônica (DRC) consiste na perda progressiva e irreversível da função renal em consequência a alterações estruturais e/ou funcionais do rim que perdurem por mais de 03 meses.

O processo de envelhecimento natural do indivíduo se acompanha também do envelhecimento renal, traduzido por queda na Taxa de Filtração Glomerolar (TFG). Assim sendo, estima-se que cerca de 10% da população adulta tenha algum grau de perda funcional renal, com aumento deste percentual para indivíduos com mais de 65 anos.

A doença renal crônica é considerada como um grave problema, não só médico, mas também de saúde pública em todo o mundo. Tem-se constatado um aumento de novos casos a cada ano com estimativa de aproximadamente 34 mil pacientes iniciando tratamento dialítico no Brasil, gerando gastos anuais em torno de R$ 2,2 bilhões.

A prevenção se faz necessária porque doenças sabidamente lesivas ao rim, como a hipertensão arterial e o diabetes melitus, poderão ser evitadas ou controladas com tais medidas. A sobreposição destas comodidades ao descarte natural dos rins desencadeiam lesões ou aceleram o desfecho para falência do órgão.

De acordo com dados oficiais, para uma população com mais de 18 anos, 20% tem hipertensão arterial; 8% tem diabetes; 18% é tabagista e 50% tem sobrepeso. Outros fatores são também considerados de risco como obesidade, tabagismo, sedentarismo, uso indiscriminado de antiinflamatórios e ter história familiar de doença renal.

A campanha "Previna-se" alerta para medidas básicas de investigação de possível doença renal utilizando métodos simples e acessíveis como dosagem da creatinina sérica e a realização do sumário de urina em todos os indivíduos que apresentem um dos fatores de risco, como forma de detectar alguma anormalidade nos rins.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7554.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do HULW