UFPB inscreve para bolsistas do Programa de Licenciatura

As inscrições, para professores e estudantes, podem ser realizadas até 4  de abril na Coordenação Geral do PROLICEN, prédio da Reitoria, Campus I

A Pró-Reitora de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu inscrições para professores de licenciaturas e alunos bolsistas do Programa de Licenciatura (PROLICEN) do ano letivo de 2014. As inscrições podem ser realizadas até 4  de abril na Coordenação Geral do PROLICEN  no prédio da Reitoria no Campus de João Pessoa.

Podem participar professores da UFPB, como orientadores ou colaboradores, e acadêmicos dos cursos de licenciaturas, como bolsistas ou voluntários. Serão consideradas duas categorias de acadêmicos participantes neste Programa: a dos bolsistas, que terão uma retribuição financeira, sob forma de bolsa; e a dos voluntários, que não terão nenhuma compensação financeira pelo exercício das atividades.

Para se candidatar, o aluno deve ter um Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete) e que seja aprovado na seleção para bolsistas realizada pelo professor coordenador do projeto. Podem ser apresentados projetos que envolvam a participação de mais de um Departamento e Centros de Ensino garantindo a articulação e a interdisciplinaridade das diversas áreas.

De acordo com o comunicado, podem apresentar projetos professores do quadro efetivo da UFPB, que tenham título de mestre ou doutor e não estejam licenciados ou afastados. Caso o professor coordenador se licencie ou afaste-se durante a vigência do projeto ele deve indicar um substituto à coordenação do PROLICEN através de ofício assinado pelo mesmo e pelo professor substituto assumindo os termos de responsabilidade junto ao PROLICEN.

Os alunos bolsistas selecionados como voluntários nos projetos deverão assinar contrato e entregar documentação na coordenação do PROLICEN na Pró-Reitoria de Graduação e cumprir 20 horas semanais de atividades no projeto conforme plano desenvolvido junto ao professor coordenador e participar dos eventos acadêmicos programados pela Coordenação do PROLICEN/PRG. Além disso, deve apresentar trabalhos completos ou resumos e relatório final das atividades.

Por outro lado, os bolsistas selecionados pelos coordenadores dos projetos deverão realizar a sua inscrição na coordenação do PROLICEN/UFPB apresentando os seguintes documentos: RG; CPF; dados bancários devidamente atualizados e ficha de inscrição.

O PROLICEN tem como objetivo desenvolver ações de melhoria da qualidade dos cursos de Licenciatura da UFPB e propiciar uma efetiva articulação dos cursos de Licenciatura com a Educação Básica, favorecendo a integração e a parceria da UFPB com a Rede Pública de Ensino. Pretende atender os princípios e ações que favoreçam a qualidade dos cursos, a garantia do ingresso, da permanência e da conclusão pelos alunos das diversas licenciaturas. Promove a interdisciplinaridade entre áreas de conhecimentos como também define atividades de intervenção nas áreas contempladas por cada projeto objetivando favorecer a formação do licenciado e a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Outras informações e esclarecimentos na Coordenação de Currículos e Programa da Pró-Reitoria de Graduação situada no prédio da Reitoria pelo telefone (83) 3216-7279 ou no endereço eletrônico www.ufpb.br/prg.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo