Pesquisa aponta: jovens desconhecem métodos contraceptivos

Estudantes do Curso de Medicina da UFPB entrevistaram 570 alunos de duas escolas públicas de João Pessoa e constataram que 80% não conhecem formas de contracepção. A pesquisa será apresentada dentro da programação da II Semana da Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura, que acontece até sexta-feira.

Uma pesquisa realizada por estudantes do curso de Medicina do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), orientada pela professora Gilka Paiva Oliveira Costa, mostra uma realidade alarmante para os dias de hoje.

De acordo com os dados do estudo, que será apresentado nesta quinta-feira (20), durante a Semana da Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura da UFPB, mais de 80% dos iniciados sexualmente desconhecem a ação da contracepção hormonal e desconhecem também o uso da pílula de emergência. A base amostral para a pesquisa foi realizada com 570 alunos de duas escolas públicas de João Pessoa.

O projeto intitulado “Incentivando Adolescentes para o Desenvolvimento de uma Sexualidade Saudável em Escolas Públicas de Nível Fundamental de João Pessoa” fez uma pesquisa de campo para avaliar a real carência de informações dos adolescentes acerca dos métodos preventivos para posteriormente iniciar a intervenção.

Muitos adolescentes estão iniciando a vida sexual sem conhecer o funcionamento de seu corpo, nem tampouco métodos preventivos, fazendo com que fiquem expostos, tanto à gravidez precoce e não planejada, quanto às doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Dos 570 participantes da coleta de dados, um pouco mais da metade eram meninos e a média de idade geral era de 13,8 anos. 21,1% dos jovens afirmaram já ter iniciado vida sexual e desses: 45% não usaram MAC, 45% usaram condom, 3,3% usaram contraceptivo hormonal e apenas 2,3% fizeram uso da dupla proteção (camisinha e contraceptivo hormonal). Mais de 80% dos iniciados sexualmente desconhecem a ação da contracepção hormonal e desconhecem o uso da pílula de emergência.

Confira outros trabalhos que serão apresentados. Telefone: (83) 3216-7616.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações da Ascom do CCM