Mestrado em Artes Visuais da UFPB promove aula inaugural

A aula ocorre nesta terça-feira (18), às 14h30, no auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa, com a palestra de Ana Mae, “Redesenhando o Desenho”

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora em 2014 seu quinto ano. Para marcar esta conquista, a aula inaugural deste semestre será ministrada pela doutora Ana Mae Barbosa, professora visitante da Universidade de Ohio State University dos Estados Unidos. A aula ocorre nesta terça-feira (18), às 14h30, no auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa, com a palestra “Redesenhando o Desenho”.

Nestes cinco anos, o PPGAV tem promovido eventos voltados para possibilitar a formação de pesquisadores e a qualificação de pessoal para atuar na área de Artes Visuais e seu ensino, com capacidade para planejar e executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais em nível de Mestrado, criado mediante uma associação entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), surgiu da necessidade de atender, de forma institucionalmente articulada e oficializada, a considerável demanda por cursos de pós-graduação nesta área, sobretudo em ensino das Artes Visuais, na região Nordeste.

Ana Mae Barbosa

Nasceu no Rio de Janeiro, criada em Pernambuco desde menina, é graduada em Direito. É a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutorado em Arte-Educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston (EUA). Em 1987 desenvolveu, com apoio em sua “proposta triangular”, o primeiro programa educativo do gênero, que consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo