Diários na formação docente é tema de livro de pesquisadora

Carla Reichmann organiza a obra que agrega contribuições de pesquisadores do PROLING da UFPB, além de outros pesquisadores nacionais e internacionais

A coletânea intituladaDiários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se) foi recentemente lançada pela Pontes Editores em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLONG) da UFPB (Conceito CAPES 5 na última avaliação trienal). Organizada pela professora Carla Reichmann (DLEM/PROLING), a obra agrega contribuições de pesquisadores do PROLING/UFPB, além de outros pesquisadores nacionais e internacionais.

Situada na área da Linguística Aplicada, especificamente no Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT-UFPB, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq), a coletânea é decorrente de um interesse acadêmico-profissional da organizadora, professora Carla Reichmann, que, por mais de duas décadas, tem se dedicado à pesquisa da prática diarista reflexiva e de letramento em contexto de formação docente e ensino-aprendizagem de línguas.

De acordo com a professora Tania Romero da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), que assina a apresentação, “os quatorze capítulos que compõem o livro discutem o diário de aprendizagem na formação inicial e continuada sob diferentes ângulos, oferecem caminhos para reflexão, ressaltam a valia do árduo processo de escrita reflexiva, desvelam depoimentos, exemplificam análises calcadas em distintas perspectivas teóricas, segundo a ótica de educadores que atuam em instituições diferentes em nosso país e no exterior (...). Reflexão vital para a construção de novas e pertinentes teorias, principalmente por se originarem na complexidade do dia a dia que tece nossa identidade de professores de línguas”.

Entre os autores, estão os professores-pesquisadores: Clara Dornelles e Valesca Irala (UNIPAMPA-RS), Eveline Tápias-Oliveira (UNITAU/Taubaté-SP), Sandra Dias (UFERSA/Mossoró-RN), Ana Cláudia Freitas (UFRPE) e Betânia Medrado (UFPB), Mariana Pérez (UFPB), Regina Celi Mendes Pereira e Miquéias Vitorino (UFPB), Márcia Albuquerque (IFPB), Tatiana Sant’Anna (UEPB), Lídia Stutz (Universidade do Centro-Oeste) e Vera Lúcia Cristóvão (UEL/Londrina-PR), Dilma Mello (UFU/Uberlândia-MG), Carla Reichmann (UFPB), Phil Quirke (Higher Colleges of Technology, Emirados Árabes), Joy Peyton (Center for Applied Linguistics em Washington, DC) e Jill Burton (University of South Australia).

O livro pode ser encontrado na livraria do CCHLA, como também online, na Pontes Editores: http://www.ponteseditores.com.br/verproduto.php?id=603.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria