Alunos paraibanos participam de Feira Nacional de Ciências

“O Buraco Negro em Função do Universo” foi o único projeto em astronomia selecionado em todo o Brasil para participar da FEBRACE, de 18 a 20 próximos

Os estudantes Paulo Jerffeson Colaço de Almeida Filho, Manoel Celestino de Pontes Filho e Donnovan Gabriel de Sousa Trajano do Colégio da Polícia Militar da Paraíba foram selecionados para participarem da 12ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2014, que acontecerá de 18 a 20 deste mês, na Universidade de São Paulo (USP).

Esses três jovens paraibanos do ensino fundamental de escola pública com o apoio do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram selecionados através do projeto de pesquisa na área de astronomia com o título “O Buraco Negro em Função do Universo”. O projeto foi o único em astronomia selecionado em todo o Brasil para participar da feira.

Para Paulo Colaço, “nosso projeto propõe que o Big Bang não foi o início de tudo, mas sim um fenômeno extremamente importante para a evolução do universo. Nele, o Big Bang surgiu de uma singularidade que também está presente em buracos negros. Uma grande parte do nosso projeto foi desenvolvido na UFPB. O professor Carlos Romero do Departamento de Física nos deu uma grande ajuda na área, e alguns estudantes também nos ajudaram”.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo - USP, uma grande mostra de projetos, onde os primeiros lugares irão para a Intel ISEF.

A Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) é a Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente, em maio, nos EUA. É a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participam do evento projetos de 50 nações diferentes de todo o mundo.

Segue um link utilizado para o FEBRACE VIRTUAL 2014: https://www.youtube.com/watch?v=KiJxCiGIviU

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria