AAI lança edital para bolsas do Santander Ibero-Americanas

Inscrições para cinco bolsas de estudos (R$ 9,7 mil) estão abertas até o dia 11 de maio; há vagas para as universidades da Colômbia, Espanha, México e Portugal

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), lança edital para o Programa Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades – Edição 2014. Neste ano, serão concedidas cinco bolsas, cada uma no valor de R$ 9.774,00, para as universidades da Espanha, México, Colômbia e Portugal. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de maio.

Para pleitear uma vaga, é preciso que o concorrente não tenha participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander e Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a oito. Além disso, deve ter efetivamente integralizado o mínimo de 40% e o máximo de 80% da carga horária do curso, bem como não ter sido reprovado em nenhuma disciplina.

As inscrições podem ser feitas no Protocolo Geral da UFPB, prédio da Reitoria, em João Pessoa, apresentando os seguintes documentos: formulário de pré-inscrição no Santander Universidades, disponível na página www.santanderuniversidades.com.br/bolsas; formulário de inscrição da AAI, em www.ufpb.br/aai;  cópias do RG e CPF; declaração de matrícula; plano de atividades acadêmicas; e histórico escolar.

A seleção dos bolsistas será feita, inicialmente, por centro, sendo escolhido aquele que apresentar o maior CRE em cada um. Na segunda etapa, os candidatos selecionados de cada centro serão reordenados pelo mesmo critério da primeira etapa. Em quaisquer das etapas será utilizado como critério de desempate a maior quantidade de créditos integralizados referentes às disciplinas obrigatórias constantes dos currículos dos cursos.

O edital e as universidades participantes podem ser conferidos em www.ufpb.br/aai. Mais informações (83)3216-7153.

Intercâmbio

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada para um período de cinco anos (2011 a 2015) com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)